Tricampeão mundial de Fórmula 1, o australiano Jack Brabham morreu neste domingo em sua casa, em Gold Coast, na Austrália. Brabham, que foi o único piloto a conquistar um título mundial dirigindo um carro de sua própria equipe, em 1967 - os de 59 e 60 foram pela Cooper -, tinha 88 anos e, segundo nota oficial divulgada pela sua família, morreu em casa.
Foi no carro da Brabham, já com Bernie Ecclestone - atualmente presidente da FOM, a administradora da F-1 -, como dono da equipe, que o brasileiro Nelson Piquet conquistou dois de seus três títulos mundiais (1981 e 83). O de 87, foi pela Williams. Jack Brabham se aposentou em 1970, quando vendeu a sua parte na equipe Brabham, com 126 grades prêmios disputados e 14 vitórias.
"É um dia muito triste para todos nós. Meu pai morreu de forma tranquila em casa aos 88 anos nesta manhã. Ele teve uma vida incrível, alcançando mais do que qualquer um poderia sonhar e ele continuará vivendo através de seu grandioso legado que ele deixou para todos", afirmou seu filho, David Brabham, também piloto, em nota.