A Williams apresentou nesta terça-feira o seu carro para a temporada 2012 com a esperança de iniciar uma nova fase na Fórmula 1. O FW34, revelado antes do início dos testes coletivos no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, foi o primeiro carro a ser desenvolvido pela tradicional equipe inglesa após a reformulação na sua equipe técnica.
O cofundador Patrick Head deixou a escuderia recentemente, assim como o diretor-técnico Sam Michael, naquelas que foram as mudanças mais relevantes. Em 2012, o FW34 será conduzido pelo venezuelano Pastor Maldonado e pelo brasileiro Bruno Senna, que vai substituir o compatriota Rubens Barrichello. O finlandês Valtteri Bottas será o piloto reserva e poderá participar de sessões de treinos livres nas sextas-feiras.
"Pode-se dizer que olhando para a Williams neste momento, estamos vivendo um recomeço", disse Frank Williams, chefe da equipe inglesa. "Temos um novo carro, uma nova dupla de pilotos, um novo motor e um novo quadro de diretores. Temos também um número de novos parceiros que se juntaram a equipe nos últimos meses", completou.
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Williams garantiu que a escuderia se preparou bem para a temporada 2012. "Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para recebê-los formalmente e sinceramente desejo que eles desfrutem e, sobretudo, tenham uma experiência valiosa com a gente. A equipe teve um bom inverno na fábrica e nos sentimos prontos e fortes para a luta".
Assim como quase todas as equipes do grid, a Williams adotou um "degrau" no bico para atender ao novo regulamento da Fórmula 1. Visualmente, o azul está predominante na pintura, com alguns detalhes em branco.
A escuderia inglesa foi a única a trocar de fornecedor de motor, rompendo com a Cosworth para voltar a trabalhar com a Renault. Williams e Renault foram parceiras entre 1989 e 1997, quando faturaram quatro títulos do Mundial de Pilotos e cinco do Mundial de Construtores, com 63 vitórias.
Chefe de operações da Williams, Mark Gillan elogiou o processo de desenvolvimento FW34. "A fábrica trabalhou muito duro durante o inverno para garantir que o carro tivesse o seu projeto, com objetivos bem definidos, para que estejamos preparados para testar o carro em um padrão elevado", disse.