Pesquisar

Canais

Serviços

- Kraw Penas/divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Cozinha entre amigos

Cozinha, um lugar para reunir ingredientes e amigos

Katia Michelle - Folha Curitiba
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Cozinhar é uma arte. Receber amigos também. Juntar essas duas qualidades é uma característica do publicitário paranaense Paulo Leite. Nascido em Cornélio Procópio em uma família de seis irmãos, ele aprendeu cedo a gostar da culinária e a entender que a cozinha é capaz de reunir muito mais do que ingredientes: é capaz de reunir pessoas. "E assim como é preciso ter inspiração para uma peça publicitária, cozinhar também exige boas ideias", compara Leite.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O publicitário aprendeu a gostar da culinária vendo a mãe cozinhar e saboreando o almoço de domingo com a família, sempre fartos e com muitos amigos. Aos dez anos, já começava a tentar as primeiras experiências gastronômicas. "Tentei fritar um ovo com a gema mole e a clara bem durinha", brinca Leite. A primeira experiência foi frustrada, mas o candidato a cozinheiro não desistiu. Pelo contrário, anos mais tarde, já morando em Curitiba, ele passou a dedicar-se ao passatempo na capital e dividia o trabalho com o gosto pela culinária.

Continua depois da publicidade


Leite trabalhou nas maiores agências da cidade antes de seguir para Belo Horizonte (MG) para trabalhar em campanhas políticas, em 2002. Por lá, seu apartamento virou um verdadeiro quartel general para receber amigos e fazer reuniões profissionais, sempre servidas por uma boa receita preparada pelo publicitário. Foi quando Leite entendeu que cozinhar também exige praticidade e rapidez. "Mas você pode preparar um prato rápido com ingredientes saudáveis", ensina.


É o caso da fraldinha com macarrão integral (confira a receita abaixo) que ele preparou na casa do amigo fotógrafo Kraw Penas, que assina as fotos para a matéria. A massa foi escolhida pela rapidez característica do prato, mas Leite ensina a optar pelo espaguete integral justamente pensando em ingredientes mais saudáveis. A carne é preparada e assada em cerca de 40 minutos e não apresenta nenhuma dificuldade no preparo. "É só temperar com sal grosso e assar". O resultado é um prato rápido, simples e saboroso que fica pronto quase na velocidade do tempo necessário para fazer um pedido em um drive thru.


"Na cozinha, assim como na vida, é preciso ser rápido e inovador", metaforiza Leite. De volta a Curitiba depois da longa temporada profissional em Minas Gerais, ele reativa por aqui a empresa Leite Quente, para vender ideias na área de comunicação. Nos intervalos, segue reunindo os amigos para testar velhas e novas receitas.

Continua depois da publicidade


Fraldinha ao sal grosso com macarrão integral


(Rende 4 porções)


Ingredientes


- 1 peça de fraldinha de 1 a 1,2 kg
- 1 caixa de espaguete integral grano duro
- 1 maço de cebolinha
- 1 tablete de manteiga sem sal
- queijo parmesão a gosto ralado na hora
- sal grosso para temperar a carne


Modo de preparo


Fraldinha - Aquecer previamente o forno a 280 graus por cerca de 15 minutos
Envolver a carne com sal grosso e colocar para assar por cerca de 40 minutos ou até que ela estiver dourada. Tirar o excesso de sal na hora de servir.


Espaguete - Cozinhar o espaguete na água fervente com sal até ele ficar "al dente". Escorrer e acrescentar a manteiga e a cebolinha.

Dica do chef: a fraldinha pode ser substituída por picanha ou mignon. Acrescentar sálvia fresca à carne também confere um sabor especial.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade