Cursos e Eventos

Prato predileto dos brasileiros é o churrasco; sushi ganha espaço na América Latina

10 jun 2015 às 10:26

Uma pesquisa realizada em cinco países revelou quais são as preferências e comportamentos gastronômicos dos latino-americanos. O levantamento foi feito pelo Groupon América Latina com cerca de 5 mil pessoas, do Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.

Por aqui, como era de se esperar, o prato favorito é o churrasco, escolhido por 28% dos entrevistados brasileiros, seguido pelo sushi, com 17,5%. A tradicional feijoada ficou em terceiro lugar, com apenas 8,6% das menções.


Considerando os cinco países, a culinária italiana é a preferida, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. O sushi é mencionado entre os pratos preferidos em quatro dos cinco países.


Mais 'tecnológicos'


No que diz respeito ao comportamento, os brasileiros se revelaram mais 'tecnológicos' quando o assunto é comida. O estudo mostrou que eles são os que mais gostam de fazer fotos dos pratos para postar nas redes sociais: 39% concordam com essa prática; 9% acima da média, que é de 30%.


Os brasileiros são também os mais flexíveis com o uso de celulares à mesa: somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países. Os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%); o Brasil tem o maior índice no quesito "pagar apenas o que se consome", com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%.


"Cada um dos países que participaram da pesquisa guarda suas peculiaridades. Para nós, compreender um pouco mais a respeito dos gostos de nossos clientes é fundamental. O Groupon tornou-se conhecido no mundo todo graças às ofertas de bares e restaurantes que, ainda hoje, são o carro-chefe do nosso negócio", afirma Michel Piestun, CEO do Groupon para a América Latina.


Em ocasiões especiais como aniversários e outras comemorações, a maioria dos respondentes, independentemente de nacionalidade, planeja gastar por volta de R$ 115 por refeição para duas pessoas. Mexicanos são os que mais gostam de sair para comer: 86% responderam que comem fora pelo menos uma vez por semana, quando a média é 60%.


Roteiro especial e Campanha Beneficente

A partir desta semana, o Groupon disponibiliza em sua página o roteiro especial "Menu Groupon", com ofertas especiais nos melhores bares e restaurantes de todo o Brasil. Além disso, também está no ar uma campanha beneficente de arrecadação de recursos para o projeto Horta nas Escolas, da ONG Cidades Sem Fome. Com apenas um clique, você pode colaborar para que os alunos da rede pública de ensino brasileira tenham refeições mais completas e saudáveis.


Continue lendo