Cursos e Eventos

Refeições rápidas e saudáveis: anote 5 receitas para fugir do macarrão instantâneo

21 jun 2016 às 09:29

Na correria diária o macarrão instantâneo surge quase como um 'salvador' não é mesmo? Está com pressa e sem tempo? Bateu aquele cansaço? As crianças não comem? Está com preguiça de cozinhar? O bom e velho macarrãozinho feito em supostos três minutos parece ser a solução mágica para esses e vários outros 'problemas'. Só que não! O produto - mesmo quando você dispensa o temperinho pronto - não tem nada de saudável, pois até a massinha é rica em sódio. E, se você se organizar, dá pára ter na dispensa alimentos que o substituem e que também ficam prontos em questão de minutos. Inspirados no blog diiirce Ainda se Fazem Mães Como Antigamente, selecionamos cinco receitas superpráticas para preparar naquelas horas de emergência. Anote aí:

Macarrão com queijinho


Receitinha clássica. Use macarrão cabelo de anjo, ave-maria, ou qualquer outro que tenha massa fininha ou miúda. Quanto menor ou mais fino, mais rápido vai cozinhar.


Como fazer:


Cozinhe o macarrão em caldo caseiro de legumes pelo tempo indicado pelo fabricante com um pouco de sal. Se gostar, acrescente ervilhas, frescas, cenoura em cubinhos, brócolis picadinho ou pedacinhos de bacon magro. Escorra o macarrão, mas reserve umas duas colheres da água do cozimento. Jogue um fio de azeite sobre o macarrão ainda quente, regue com o caldo que você reservou, salpique orégano ou salsinha. Sirva com queijo ralado por cima. Prefira o queijo ralado na hora.


Cuscuz marroquino


Reprodução


Como fazer:


Numa panela, ferva uma xícara de caldo de legumes com um pouco de sal. Numa vasilha, coloque 1 xícara de cuscuz marroquino e despeje o caldo quente até cobri-lo totalmente. Tampe e aguarde 5 minutos. Enquanto isso, assalte a geladeira em busca de tomates, queijos, aquele resto de peito de frango do jantar, milho, ervilha, cenoura, brócolis… O que você achar que fica apetitoso. Misture ao cuscuz e regue com um fio de azeite.


Arroz de panela de pressão


Reprodução


- 1 xícara de arroz
- 1/2 xícara de milho
- 1 alho amassado
- 1/4 xícara de espinafre ou brócoli picado
- 1 xícara de água
- Sal e Azeite


Como fazer:


Coloque tudo na panela de pressão, tampe e leve ao fogo. Assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 3 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Para os mais apressados, deixe a panela 5 minutos no fogo e depois acelere a saída da pressão levantando a válvula ou esfriando a panela em água corrente.


Sopinha a jato


Reprodução


- 1 cenoura pequena picada
- 1 batata picada
- 1 mandioquinha picada
- 1/2 cebola pequena picada (opcional)
- 1 dente de alho amassado (ou uma colher de chá de alho que você compra já picado)
- 1 filé de pescada branca sem pele (opcional)
- 2 xícaras de água
- Sal a gosto


Como fazer:


Leve tudo ao fogo, numa panela de pressão. Depois que a panela chiar, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Espere a pressão sair e adicione um fio de azeite.


Batata Recheada


Reprodução


- 1 batata grande bem lavada (com casca) ou mais se precisar
- Sal
- Azeite ou manteiga
- Salsa
- Requeijão ou qualquer outra coisa que estiver sobrando na geladeira: resto de estrogonofe, queijos, tomate picado, creme de leite, carne moída, etc.


Como fazer:

Coloque a batata inteira na panela de pressão com um dedo de água no fundo (não precisa cobrir a batata) e cozinhe por 4 minutos (conte o tempo depois que a panela chiar). Retire a pressão da panela, escorra a batata e coloque em um prato. Dê um leve soquinho para achatar a batata e faça um corte só para abri-la, mas não dividi-la. Tempere com sal, salsa e manteiga/azeite e recheie como quiser.


Continue lendo