Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
30 de setembro

Dia do Churrasqueiro: veja dicas para fazer um churrasco perfeito

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 set 2023 às 07:00
- Gonzalo Guzman/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Paixão nacional, o churrasco é muito mais do que uma refeição: é um convite a reunir a família e os amigos ao redor da churrasqueira, em um momento alegre e descontraído, saboreando os deliciosos alimentos preparados na grelha.


O dia 30 de setembro é o Dia do Churrasqueiro, em que celebra-se a atividade de profissionais e amadores. István Wessel, fundador da boutique de carnes Wessel, explica que, para fazer um bom churrasco, escolher uma boa carne é imprescindível. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para isso, observe o marmoreio - ou seja, a quantidade de gordura entremeada na carne. Atualmente, há diversas carnes boas para se fazer churrasco, como picanha, bife ancho, assado de tira, fraldinha, brahminha - e a quantidade de boas carnes vêm crescendo com a melhoria da qualidade do gado, por meio da seleção de raças britânicas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tá na época!

Banana: sete receitas deliciosas para desfrutar

Imagem de destaque
Oportunidade de empreender

Centro de Oficinas para Mulheres de Londrina promove curso grátis de produção de salgados

Imagem de destaque
Faça já!

De chás à drenagem, veja seis dicas para fazer um detox pós-Carnaval

Imagem de destaque
Cadê?

McDonald's enfrenta queixa de clientes por 'sumiço' de McFish logo após relançamento


A carne suína também ganhou destaque pela costela de porco, do filé mignon suíno e a copa lombo fatiada - que são sucesso garantido. Já para fazer uma boa linguiça, o criador da Wessel destaca que é preciso paciência: são aproximadamente 40 minutos na grelha e não se pode furar a linguiça - isto faz com ela fique seca e salgada, ao invés de macia e suculenta. 

Publicidade


Para temperar a carne, além do já consagrado sal grosso, Wessel dá a dica de usar pimenta-do-reino e diversos temperos verdes frescos picados e curtidos no azeite, que acrescentam sabor e suculência à carne. 


Apesar da diversidade de cortes existentes, a picanha ainda é a carne mais procurada para churrasco, afirma Wessel. Assim, para escolher uma boa picanha, é necessário estar atento ao peso da peça - que tem, em média, entre 1,1kg e 1,2kg -, além de ser alta e ter uma boa quantidade de gordura, tanto externa quanto entremeada.

Publicidade


Imagem
Dicas para fazer o churrasco render mais
Além dos acompanhamentos como arroz, maionese, pão de alho, farofa e salada, uma das formas de fazer o churrasco render


Para acender a churrasqueira, a dica é usar álcool em gel: no centro da churrasqueira, em cima do carvão, basta despejar uma quantidade de mais ou menos 50ml e riscar um fósforo. Em cerca de 45 minutos, você terá um bom braseiro. O carvão ainda é importante: escolha um carvão que tenha pedaços grandes e seja mais seco - carvão úmido produz mais fumaça e pode causar incômodo.


Imagem
Seis ideias criativas para o melhor churrasco


Ele ressalta que, apesar de não existir uma regra, uma boa altura para a grelha é de 20 a 25cm de distância do braseiro - e as carnes devem ser dispostas de maneira a que uma não encoste na outra, permitindo que o calor penetre por todos os lados. Virar é importante, para que a carne chegue no ponto ideal: nem tostada demais, nem crua demais.


Imagem
Que tal um churrasco no varal?
Para fazer o churrasco de varal é necessário que se monte uma estrutura de onde as peças serão penduradas por ganchos e correntes.

 

E, para calcular a quantidade de carne para uma festa, ele dá a dica de colocar na ponta do lápis cerca de 400g a 500g por pessoa, sejam elas homens ou mulheres. E, é claro, não pode faltar a farofa, segundo ele, o melhor acompanhamento para o churrasco.


Imagem
Arroz de churrasco, receita prática para toda a família
Imagem
Farofa crocante de cebola deliciosa!
Farofa crocante de cebola deliciosa!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade