Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Descubra!

Dia Mundial do Chocolate: saiba como consumi-lo de forma saudável

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
07 jul 2022 às 07:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O dia 7 de julho foi escolhido para comemorar o Dia Mundial do Chocolate. Ao leite, amargo e branco são alguns dos mais comuns, e um dos alimentos que já conquistou muitos corações. Aos apaixonados, sabiam que, se consumido moderadamente, faz bem à saúde?


É feito com massa e manteiga do cacau obtidas depois de processamento, misturadas a ingredientes como o açúcar e, em alguns casos, leite em pó. Atualmente, há uma grande variedade de produtos feitos com chocolate, com misturas e combinações para agradar a diversos públicos.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apresenta minerais como cálcio, magnésio, potássio e as vitaminas A e E. Além deles, estão presentes na composição as substâncias como teobromina, feniletinamina – associada à sensação de bem-estar – e o aminoácido triptofano (com efeito semelhante), flavonoides e cafeína, comenta a nutricionista Aline Nataly Soares Vital. “Os compostos antioxidantes presentes estão associados à redução na pressão arterial, efeito protetor das artérias e melhora do fluxo sanguíneo, ou seja, podem trazer benefícios à saúde”, aponta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Irresistível

Dia 24 de abril é do churrasco: anote essas dicas e receitas para o preparo perfeito!

Imagem de destaque
Só faça!

22 de abril é Dia da Mandioca! Comemore com 13 receitas deliciosas

Imagem de destaque
Apenas faça!

Cinco receitas com chuchu para fazer já!

Imagem de destaque
Mais de 1.900 produtos avaliados

Londrina tem seis premiados no Mundial do Queijo; outros 55 premiados são do Paraná


Como qualquer outro alimento, o chocolate não precisa ser vilão ou mocinho. Basta consumir o tipo certo, pois é o cacau que contém as propriedades para auxiliar na saúde e prevenir doenças, frisa a professora do curso de Nutrição da UniFTC Juazeiro.

Publicidade


“Quanto mais amargo, mais o teor de cacau presente, e menor a quantidade de açúcar. Já o chocolate branco e ao leite, apresentam menor quantidade de cacau, maior quantidade de gorduras e de açúcares. Outro aspecto importante é a quantidade. O fato de apresentar benefícios à saúde não significa que o seu consumo deve ser exagerado”, ressalta.


Um fato curioso é que muitos acham que o chocolate é obtido através da polpa do cacau, diz a especialista. “Na verdade, sua origem é graças às amêndoas, que passam pelos processos de fermentação, torrefação, prensagem e moagem, obtendo-se a massa de cacau”.


Justamente o consumo equilibrado é o que permite a inclusão dele em uma alimentação com estilo de vida saudável. “Claro que pessoas sensíveis ou intolerantes à qualquer substância da sua composição precisam estar atentas a possíveis restrições, para que seja feita a escolha do tipo mais adequado. Por isso, converse antes com o seu nutricionista e desfrute do delicioso sabor, textura e aroma da sobremesa mais popular e adorada no mundo”, destaca. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade