As adequações em um dos acessos da UEL (Universidade Estadual de Londrina), pela Rua Bambuzal, começaram nesta quinta-feira (15). O motivo é o início das obras de duplicação da Rua Constantino Pialarissi, previstas para começarem na próxima segunda-feira (19).
De acordo com o edital da Prefeitura Municipal de Londrina, as obras de duplicação deverão ser realizadas em duas etapas, com prazo de dez meses para serem concluídas.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Segundo o prefeito do Campus, Luiz Cláudio Buzeti, a Rua Bambuzal (que é mão única), passará a ser de mão dupla do trecho da rotatória da COU (Clínica Odontológica) até a entrada/saída da Moradia Estudantil. O acesso de entrada/saída nas proximidades da Moradia Estudantil será fechado.
Com isso, a entrada nas proximidades será exclusivamente pela rotatória em frente à COU. Uma das consequências desta mudança é que o estacionamento de veículos, feito em “espinha de peixe”, será retirado da via. Um novo acesso exclusivo de saída será feito na Rua Bambuzal, nas proximidades da Sala dos Conselhos.
Neste caso, os motoristas deverão sair pela direita, sentido pontilhão da PR-445 (Avenida Aniceto Espiga). Finalizando a primeira etapa de obras, com a liberação de parte da Rua Constantino Pialarissi, será necessária uma nova alteração nas vias internas do Campus. Essas modificações ainda estão em estudos.
Rota alternativa
A Prefeitura Municipal de Londrina deverá fazer o lançamento da obra de duplicação na Constantino Pialarissi já nesta sexta-feira (16). A obra é considerada estratégica pelos técnicos dada à necessidade de criar rotas alternativas para aliviar o tráfego de veículos na Avenida Ayrton Senna, que corta a Gleba Fazenda Palhano.
Segundo Luiz Cláudio Buzeti, a duplicação da Pialarissi deverá desafogar o trânsito para quem vai e volta da região dos condomínios da Zona Sul de Londrina em direção ao centro. A obra prevê uma rotatória nas proximidades do Campus da UEL, seguindo até a região sul, onde se localizam os empreendimentos residenciais e distritos rurais.
Além dessa duplicação de via, a Prefeitura está realizando a ligação entre as vias Waldemar Spranger e Otávio Genta. Essa melhoria também será uma rota alternativa para motoristas, que poderão contar com mais este acesso, como alternativa à congestionada Avenida Ayrton Senna.