Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção!

Cinco sinais dos líderes despreparados para enfrentar crises

Equipe Caput
16 mai 2016 às 09:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As equipes internas andam desmotivadas, pouco comprometidas com a entrega de resultados e apresentam todo tipo de desculpa quando os problemas aparecem? Isso pode ser um sinal de que seus líderes estão despreparados para enfrentar crises.

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É muito comum, em qualquer empresa, que os bons e maus comportamentos dos gestores sejam replicados por seus liderados. E também é natural que a equipe enxergue o líder como a pessoa que deve orientar o trabalho a ser feito na hora em que "o bicho pega".

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Explicando de outra forma, quando problemas não rotineiros surgem e o gestor deixa de se colocar à frente para solucioná-los, a equipe fica perdida e paralisada, ou então toma decisões equivocadas.

Publicidade


Quer saber se seus líderes estão realmente preparados para lidar com crises? Então, preste atenção nestes 5 sinais críticos que eles podem apresentar diante de cenários turbulentos:


Incapacidade de decidir. O líder não consegue decidir ou procrastina o curso de ação que resolveria o problema. Às vezes, faz até vista grossa ou ignora aquilo que todo mundo já sabe: não decidir é a pior opção possível.

Publicidade


Falta de controle emocional. O gestor parece estar sempre com "os nervos à flor da pele". Perde o domínio próprio facilmente, desconta os problemas pessoais e do trabalho nos colegas, demonstra nervosismo e passa insegurança para os liderados.


Perda de foco. Quando o líder começa a tomar várias ações claramente desconectadas, expressa suas ideias de forma confusa e dedica um esforço descomunal para cumprir tarefas desnecessárias.

Publicidade


Derrotismo. Diante das dificuldades, o gestor fica abatido, assume uma postura pessimista e se entrega aos problemas, demonstrando ser incapaz de resolvê-los.


Fuga. Na ansiedade de resolver os problemas ou se ver longe deles, o gestor abandona a equipe à própria sorte. Isto é, pouco aparece na empresa, fica preso à sua sala durante horas, para de fornecer orientação às pessoas ou simplesmente finge que nada está acontecendo.

Publicidade


Mas, afinal, o que você pode fazer para ajudar os seus líderes?


Bom, a primeira coisa é fazer com que eles encarem os problemas de forma realista. A empresa também pode ajudá-los ao mostrar quais caminhos percorrer e dar o apoio necessário para o cumprimento das ações.


Contudo, lembre-se de que em muitos casos o que eles mais precisam é receber apoio emocional por parte do alto staff da companhia. Saberem que a empresa confia neles de verdade, acredita que conseguirão superar as dificuldades atuais e apoia suas iniciativas de mudança.

Como você tem ajudado seus líderes neste cenário de crise?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade