Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aliança

Ensine seus líderes a trabalhar em parceria com as equipes

Equipe Caput
06 jul 2016 às 09:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os líderes da sua empresa atuam em parceria com as equipes ou apenas delegam tarefas e aguardam sentados pelos resultados? A parceria envolve confiança entre líder e liderado para que, juntos, alcancem um objetivo em comum. E as companhias têm o papel de mediadoras desta relação.

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao construírem uma "aliança" com o grupo que lideram, os gestores tendem a aumentar a quantidade e, principalmente, a qualidade de diálogo com os colaboradores, o que resulta num melhor desempenho deles. Quando a comunicação flui bem, a equipe constrói uma relação de respeito com o gestor e o compromisso mútuo é estabelecido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Mas como incentivar que os líderes desenvolvam essa relação de parceria? Elencamos algumas tarefas que a sua empresa pode ensiná-los a realizar para ganhar a confiança e alcançar o máximo de desempenho dos times. Confira:

Publicidade


Acordo de metas e objetivos


As companhias precisam cobrar dos seus líderes que estes estabeleçam com suas equipes um acordo de metas e objetivos que precisam ser atingidos dentro de um prazo específico. Isso pode ser desenhado durante uma reunião de alinhamento, por exemplo.

Publicidade


Muitas vezes o líder acha que comunicou claramente o que espera do seu time e, por isso, o trabalho não precisa de acompanhamento. Mas se ele não acordou muito bem as tarefas com seus liderados, possivelmente não colherá os resultados que espera.


Orientação e acompanhamento

Publicidade


Definidas as metas e objetivos, o papel do líder é de acompanhar os colaboradores no desenvolvimento das atividades, para que estes tenham um bom desempenho. Por vezes, será necessário intervir e orientar os liderados sobre possíveis erros e redirecionar os esforços deles para o caminho correto.


Infelizmente, esse é um dos momentos em que os líderes, de forma geral, investem menos tempo. Isso porque acreditam que explicaram muito bem o que precisava ser feito e que todos os colaboradores estão capacitados para realizar as tarefas.

Publicidade


No entanto, é esse acompanhamento que vai definir o sucesso ou o insucesso do trabalho da equipe. Trata-se do momento de detectar possíveis problemas e corrigir erros a tempo de evitar prejuízos.


Avaliação dos resultados

Publicidade


Nesta etapa, o líder deve sentar novamente com os liderados para analisar os resultados obtidos com o trabalho. Não se trata de uma avaliação de desempenho formal. Se as outras duas tarefas foram cumpridas pelo gestor, neste momento final não haverá surpresa nenhuma para as duas partes. É apenas uma reunião de fechamento.


Os líderes que dedicam tempo demais nessa avaliação provavelmente não fizeram a orientação e acompanhamento anteriores, já que o mais adequado é aproveitar esse momento para pensar no futuro, nos próximos passos da equipe.

Publicidade


Também é interessante destacar que essa conversa deve ser feita abertamente com o grupo que participou do trabalho ou individualmente, se a atividade foi delegada a apenas uma pessoa.


Resumindo…


Quando o líder constrói uma relação de parceria, confiança e respeito com a equipe, os liderados se sentem mais responsáveis pelo trabalho desenvolvido em grupo. Bons gestores precisam saber como envolver e desenvolver seus times para que estes sejam mais participativos nos resultados. Desta forma, celebrarão juntos as conquistas e pensarão em conjunto onde erraram e como melhorar quando não obtiverem o retorno esperado.

Os líderes da sua empresa são parceiros dos colaboradores subordinados?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade