Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alimentação pet

Gatos não podem ficar em jejum prolongado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 mai 2022 às 18:42
- Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Que alguns gatos são exigentes e dão trabalho na hora de comer, quase todo mundo já sabe. Mas é muito importante não os deixar sem se alimentar por muito tempo, pois o jejum prolongado é prejudicial à saúde desses pets.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

“Esse é um ponto de atenção porque o jejum por um período longo, que ultrapasse um ou dois dias, pode desencadear nos gatos a lipidose hepática, uma degeneração do fígado capaz de evoluir para a morte no animal”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet.

Leia mais:

Imagem de destaque
De volta ao lar

Cão é reencontrado cinco meses após desaparecimento em Londrina

Imagem de destaque
Confira

Baixas temperaturas, estresse e outros fatores que levam à queda de resistência nos pets

Imagem de destaque
Adote um amigo!

Feira de Adoção de Animais ocorre no domingo no Londrina Norte Shopping

Imagem de destaque
Higiene

Banho em dias frios: confira dicas de como manter a higiene dos cachorros durante o inverno

Publicidade

Para evitar esse quadro, é importante manter uma rotina de alimentação saudável. Aos gatos de apetite seletivo, é importante oferecer um alimento de alta qualidade que seja palatável e ter paciência com o pet. “O que não pode ser feito é adotar uma conduta severa e deixar o animal sem comer na tentativa de que, após dias de jejum, ele acabe cedendo e coma o que tem disponível no potinho”, orienta o médico-veterinário.


Dicas para evitar o jejum prolongado do gato

Publicidade

• Um alimento altamente palatável é determinante para estimular o apetite do pet. O sabor atraente pode ser encontrado em produtos de alta qualidade formulados com proteínas, gorduras e demais nutrientes provenientes de fontes nobres. São alimentos que fazem bem para a saúde e ainda agradam ao paladar do gato.


• O tutor deve sempre oferecer alimentos que atendam às especificidades do pet, considerando faixa etária, se é castrado ou não e se tem pelos longos, por exemplo. Outros fatores também podem influenciar a ingestão do alimento, como textura e tamanho dos grãos.

Publicidade


• Para oferecer um novo alimento ao gato, é importante sempre fazer a troca gradual seguindo a recomendação do fabricante e do médico-veterinário, pois a mudança repentina pode causar transtornos digestivos e dificultar a aceitação do novo produto.


• Gatos são mais receptivos aos alimentos quando oferecidos em ambiente adequado e familiar. Por isso, o ideal é ter um local fixo para a alimentação e nunca colocar a vasilha de comida perto da caixinha de areia onde ele faz suas necessidades, pois isso prejudica a aceitação.

Publicidade


• Gatos são animais de hábitos noturnos e muitos podem querer comer ao longo da noite. Por isso, uma boa medida é deixar o alimento disponível durante a madrugada.


• É interessante acostumar o pet a ser alimentado por diferentes pessoas, para evitar que ele fique sem comer na ausência do tutor.

Publicidade


• O alimento úmido é uma excelente opção para os gatos com apetite seletivo ou em fase de transição alimentar, já que sua principal característica é a alta palatabilidade. Sua textura macia também facilita a ingestão.

Publicidade

“O gato com apetite seletivo deve se sentir o mais confortável e estimulado possível para aceitar o alimento. Em caso de jejum por mais de 24 horas, o tutor deve consultar um médico-veterinário sem demora. Só ele poderá indicar o melhor tratamento, que varia de acordo com cada caso”, finaliza Flavio.

Lembre-se: um gatinho bem alimentado é mais saudável e feliz!

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade