Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novo recorde

Brasil registra 751 novas mortes por coronavírus em 24 h e bate recorde

Renato Machado e Ricardo Della Coletta - Folhapress
09 mai 2020 às 14:42
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados do Ministério da Saúde desta sexta-feira (8) apontam que o Brasil registrou 751 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e bateu um novo recorde. É o quarto dia seguido com mais de 600 óbitos novos por dia -foram 610 na quinta (7), 615 na quarta (6), o maior número até então, e 600 na terça (5).

Com isso, chega a 9.897 o número de mortes pelo novo coronavírus confirmadas. O país também tem, ao todo, 145.328 casos confirmados de Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


São Paulo continua sendo o estado mais afetado do Brasil pelo novo coronavírus e tem, ao todo, 3.416 mortes por Covid-19 e 41.830 casos confirmados da doença.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


O Rio de Janeiro tem 1.503 óbitos e 15.741 registros de infecções. Na sequência, aparecem o Ceará, com 966 mortes e 14.956 caso; Pernambuco, com 927 e 11.587 infecções; e o Amazonas, com 874 óbitos e 10.727 casos confirmados desde o início da pandemia.
O Ministério da Saúde também informou que 59.297 pessoas se recuperaram da doença, o que representa 40,8% de total de infectados.

Publicidade


Os novos óbitos anunciados, porém, não necessariamente ocorreram nas últimas 24 horas -há um intervalo de tempo entre o registro do óbitos e a confirmação da infecção por coronavírus.


Do total de mortes, 260 foram confirmadas nos últimos três dias. As demais se referem a óbitos de dias anteriores, que apenas posteriormente tiveram a confirmação de infecção pelo coronavírus. Em um boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, um gráfico informava que um dos óbitos por coronavírus confirmados nas últimas 24 horas ocorreu em 20 de março.

Publicidade


Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (8) no Palácio do Planalto, técnicos do Ministério da Saúde informaram que estão trabalhando para que os registros sejam mais acurados, mas disseram que as equipes nos estados e municípios estão sobrecarregadas com os atendimentos, o que dificulta a atualização dos dados.


"Realmente, a gente ainda tem um atraso na confirmação de alguns óbitos", disse Eduardo Macário, diretor de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças da pasta. "A princípio, a gente imagina que a curva esteja baixando, mas isso pode ser uma informação equivocada, porque a planilha é atualizada à medida em que os óbitos são coletados e confirmados, considerando ainda que a gente tem um atraso."

Publicidade


O Ministério da Saúde informou que o dia em que mais mortes ocorreram foi, por enquanto, 23 de abril, com 290 óbitos confirmados em virtude da Covid-19.


Na quarta-feira (6) o Brasil superou a Bélgica e se tornou o sexto país com mais mortes no mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA), que monitora dados da pandemia. Os cinco primeiros países com mais óbitos são EUA, Reino Unido, Itália, Espanha e França.

Segundo especialistas, os números reais no Brasil devem ser maiores, já que há baixa oferta de testes no país e subnotificação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade