Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa revela...

Café pode reduzir risco de cirrose causada pelo álcool

Redação Bonde
12 jun 2006 às 23:15
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo realizado com mais de 125 mil pessoas - publicado na edição desta segunda-feira (12) do periódico Archives of Internal Medicine - mostrou que uma xícara de café ao dia é capaz de cortar o risco de cirrose alcoólica em 20%. Quatro xícaras ao dia podem reduzir o risco em 80%. O efeito benéfico se mostrou constante para homens e mulheres de diversos grupos étnicos.

Ainda não está claro se a proteção vem da cafeína ou de algum outro ingrediente do café, disse um dos autores do estudo à Agência Estado, o médico Arthur Klatsky. Ele adverte, no entanto, de que há modos mais saudáveis de preservar o fígado. "O jeito de não ficar doente não é tomando um monte de café, e sim cortando o álcool".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Entre os participantes do estudo havia desde bebedores eventuais 12% do total, e até consumidores pesados de álcool, com 8% da população estudada. Nem todos os bebedores que abusam do álcool desenvolvem cirrose, que é uma cicatriz permanente do fígado e prejudica a capacidade do órgão de filtrar as toxinas do sangue.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Estudo atesta eficácia de tratamento mais barato para AVC pelo SUS

Imagem de destaque
Mais investimento

Brasil registra 45% de cobertura em saúde bucal; meta é chegar a 70%

Imagem de destaque
Saiba mais

Pesquisa da UENP analisa saúde da mulher no Paraná

Imagem de destaque
Plásticas

Mulheres vítimas de violência serão priorizadas em cirurgias reparadoras feitas no SUS

A hepatite C e outras doenças também podem provocar cirrose. O café não se mostrou eficiente contra essas causas. O mesmo estudo mostrou que bebedores de café obtêm resultados melhores em exames para medir o funcionamento do fígado, independentemente de beberem álcool ou não.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade