Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Surto da doença

Londrina: quarenta pacientes de hospitais psiquiátricos testam positivo para Covid-19

Rafael Machado - Grupo Folha
13 out 2021 às 19:53
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os hospitais psiquiátricos Vida e Nova Vida, localizados na zona oeste de Londrina e que têm contratos com a Secretaria Municipal de Saúde, enfrentaram no início de outubro mais um surto de Covid-19. Quarenta pacientes contraíram a doença e ficaram em quarentena por 10 dias. Segundo o assessor executivo das duas unidades, Felipe Urbanski, nenhum deles evoluiu para a fase grave. A confirmação dos casos fez com que a direção suspendesse novas internações. 


Para o Nova Vida, a medida vale até esta quinta-feira (14). Já para o Vida, ela permanece até a semana que vem. Juntas, as entidades atendem 228 pessoas de todo o Paraná. "Durante a quarentena, intensificamos o monitoramento dos sintomas e, em caso de alguma piora, encaminhamos o internado para hospitais especializados. A Vigilância Epidemiológica também faz esse acompanhamento em tempo real", declarou. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Urbanski explicou que uma investigação interna está em andamento para identificar a origem da contaminação. "Acima de três casos já é considerado como surto. Fizemos uma pesquisa e, a princípio, acreditamos que essa situação pode ter começado com um funcionário que testou positivo. Ele também passa bem e, assim como os outros, permaneceu assintomático. Tomamos todas as precauções necessárias", afirmou. 

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


O representante ressaltou que as dependências foram higienizadas e os infectados ficaram isolados. As vagas são definidas pela Central de Regulação de Leitos que, entre outros critérios, avalia a situação do paciente e a localização da unidade psiquiátrica. "Se ele testar negativo, segue para a internação. Se não, vai para algum local de referência para tratamento da Covid-19", observou. 


Os hospitais são administrados atualmente pela Associação de Amigos, Familiares e Doentes Mentais de Londrina. Os dois contratos foram assinados em março de 2020 com a prefeitura, que repassa cerca de R$ 1,2 milhão por mês, recursos que também chegam dos governos federal e estadual. 


A FOLHA procurou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, mas ele não retornou o contato. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina foi contatada, mas também não se manifestou. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade