Notícias

Pandemia em Londrina apresenta tendência de queda, diz prefeitura

11 out 2020 às 20:22

Neste domingo (11), o prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, atualizaram os dados da pandemia do novo coronavírus em transmissão on-line aberta à população nas redes sociais. Na ocasião, foram apresentados dados que demonstram a possibilidade de declínio da pandemia na cidade, no entanto, a confirmação exige período maior para análise.

O secretário apresentou o índice da média móvel com decréscimo de 34% de novos casos em relação a 14 dias atrás. "Tivemos uma redução de 34% do número de pessoas contaminadas, isso mostra um cenário de tendência que a gente consegue afirmar que estamos em queda. Começaram a cair os números da pandemia na cidade”, apontou. Machado acrescenta que a taxa de ocupação dos leitos está estabilizada, o que corrobora com a afirmação.


Em paralelo, Londrina registrou número de novos casos muito abaixo do que vinha marcando nas últimas semanas. Foram 29 casos novos em uma cidade que já atingiu o número de 291 pessoas com teste positivo em um único dia no mês passado. "É um número bastante expressivo, desde maio nós não tínhamos um número tão baixo e não identificamos oscilação no sistema”, mencionou o secretário.


Segundo o boletim deste domingo, Londrina registrou 29 casos novos de Covid-19, chegando a 11.344 pessoas com teste positivo desde o início da pandemia. O número de óbitos pela infecção subiu para 276, com mais uma morte registrada. A vítima é um homem de 73 anos, que tinha doenças associadas e que estava internada desde o dia 4 de setembro.


Atualmente, a cidade possui 309 pessoas com o vírus ativo. Destas, 230 estão em isolamento domiciliar e 79 estão internadas (48 em UTI e 31 em enfermaria). A taxa de ocupação dos leitos em hospitais que atendem todas as enfermidades, seja SUS ou privado, é de 48% na enfermaria, 58% UTI adulta e 55% UTI pediátrica. Nos leitos exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação na enfermaria é de 30%, 58% na UTI adulta e 7% na UTI pediátrica.

Veja mais informações sobre a pandemia do coronavírus na matéria de Laís Taine, na Folha de Londrina.


Continue lendo