09/07/20
22º/10ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Tecnologia

SUS pretende utilizar inteligência artificial para agilizar atendimentos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, que o programa Conecte SUS, em fase de testes no estado de Alagoas, é o primeiro passo para informatizar e modernizar a rede de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


A iniciativa cria uma rede nacional de dados que permite que usuários do SUS tenham perfis acessíveis por qualquer profissional de saúde. Dessa forma, todos os procedimentos e recursos utilizados por esses pacientes vão estar disponíveis em um banco online. De acordo com o ministério, dados como vacinação, procedimentos cirúrgicos, exames, consultas regulares e medicamentos receitados vão constar na ficha médica do paciente.

De acordo com o ministro, o uso de tecnologia para criar filtros e estabelecer parâmetros nos atendimentos vai agilizar as filas de espera e, também, vai auxiliar na distribuição de recursos estaduais e municipais de forma mais inteligente.

A expectativa do ministro é que metade dos estados brasileiros esteja ligada ao Conecte SUS até o final de 2021. Segundo Mandetta, instituições públicas e privadas ligas à saúde vão ter acesso às informações cadastradas nos perfis.

Sobre o tempo de espera dos pacientes no SUS, Mandetta acredita que a inteligência artificial pode ajudar. "Acreditamos que, a partir do uso da Rede Nacional de Dados (RNDS), teremos uma visão macro sobre os padrões de atendimento e, com isto, gerar dados robustos para a tomada de decisão, entre elas, a diminuição da fila. O uso de inteligência artificial pode auxiliar a identificar prioridades", declara em entrevista à Agência Brasil.

O ministro afirma que o projeto piloto em Alagoas vai ajudar a pasta a identificar o impacto que o Conecte SUS teve na população e nos atendimentos. Além do sistema, Mandetta conta que existem outros projetos tecnológicos em vista, como a carteirinha de vacinação digital.
Agência Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Comprovação científica
Cloroquina não terá parecer revisto, diz Conselho Federal de Medicina
09 JUL 2020 às 13h15
Pandemia
Coronavírus já infectou quase 50 na cúpula da política
09 JUL 2020 às 10h28
Pandemia no PR
Covid cresce e atinge 93% dos municípios paranaenses
09 JUL 2020 às 09h24
Dados divulgados
Curva de casos de Covid-19 segue em alta, enquanto marca de mil mortes por dia se mantém
09 JUL 2020 às 08h59
Curitiba é uma delas!
Sobe para seis o número de capitais com mais de 90% das UTIs ocupadas
09 JUL 2020 às 08h23
Dados preocupantes
Brasil chega a 68 mil mortes por Covid-19, mostra consórcio de imprensa
09 JUL 2020 às 08h10
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados