Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Líder no Brasil

Testes positivos para dengue chegam a 41% em laboratórios privados do Paraná

Folhapress
25 mai 2024 às 09:58
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ITpS (Instituto Todos pela Saúde) apontou que os testes positivos para dengue atingiram o patamar mais elevado dos últimos dois anos, com 34,5% de casos confirmados entre 5 e 11 de maio a partir de exames realizados em rede particular de laboratórios neste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Aumento de internações

Chegada do inverno eleva casos de síndrome respiratória no país, diz Fiocruz

Imagem de destaque
Alerta para a população

Prevenção de quedas: saiba como minimizar os riscos para idosos

Imagem de destaque
Mais segurança a empregadores

Saúde vai mudar emissão de atestados médicos para evitar fraudes em Londrina

Imagem de destaque
Prevenção e diagnóstico precoce

Crianças matriculadas em escolas municipais da zona norte terão atendimento oftalmológico neste sábado

De acordo com o levantamento, no mesmo período de 2023, o percentual dos testes positivos para a doença era de 26%. Esse é o segundo aumento da dengue neste ano; o primeiro ocorreu de 31 de dezembro a 6 de janeiro.

Publicidade


Neste ano, os casos positivos de dengue tinham dado trégua na semana epidemiológica 8, entre 18 e 24 de fevereiro, registrando 15,5%.


Nos anos anteriores, esse pico também aconteceu em abril, mas em menor porcentagem, com 23% registrado na semana epidemiológica 15 (9 a 15 de abril) em 2023 e 32% na SE 16 (17 a 23 de abril) do mesmo mês em 2022.

Publicidade


O estado que registra o maior percentual é o Paraná, com 41%, seguido por Goiás e São Paulo com 38%, Minas Gerais com 30%, Rio Grande do Sul com 29%, Distrito Federal com 21% e Mato Grosso com 5%. A análise afirma ainda que os demais estados não têm dados o suficiente para pesquisa individual.


Só estão com percentual abaixo de 30% para testes positivados a faixa etária inferior aos 10 anos. Já aqueles que possuem entre 60 e 69 anos registram o maior número, com 47% de exames positivos.
Virologista do ITpS, Anderson Brito afirma que, diante dos resultados levantados pelo instituto, é possível afirmar que o próximo mês ainda será de atenção. "Os surtos de dengue que observamos hoje no país ainda serão motivo de atenção ao longo do mês de junho", diz.


A análise do ITpS é feita a partir de dados de 500 mil exames de dengue, realizados entre maio de 2022 e maio de 2024, pela rede particular de laboratórios Fleury, Hilab, HLAGyn, Hospital Israelita Albert Einstein e Sabin.


Imagem
Mulher suspeita de atacar jovem com ácido em Jacarezinho é presa e alega ciúmes do ex
A PM (Polícia Militar) prendeu uma mulher que seria a autora do ataque com ácido contra uma jovem de 23 anos em Jacarezinho (Norte Pioneiro). O crime aconteceu na tarde da última quarta-feira (22) e a detenção no início da manhã desta sexta (24).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade