Viajar ao litoral do Paraná nesta época do ano é mais barato e representa uma oportunidade de ajudar na recuperação da economia dos municípios afetados pelas chuvas de março. Esta é a idéia da campanha Viva o Litoral do Paraná, lançada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setu), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR-277 que dá acesso ao Litoral.
A principal ação da campanha é o Passaporte do Litoral – um cupom que dá direito a descontos de 5% a 50% em produtos e serviços de 58 estabelecimentos comerciais (hotéis, pousadas, postos de gasolina, lojas). O presidente da Adetur Litoral, Carlos César Gnata, explica que o passaporte teve grande procura durante a temporada de verão e agora foi relançado. "Foram distribuídos na primeira etapa 45 mil cupons e agora são 25 mil", informa. O Passaporte do Litoral é distribuído no escritório da Ecovia, no pedágio da BR-277.
"A campanha visa estimular a ida de turistas, principalmente de Curitiba e Região Metropolitana, pela proximidade que têm com o Litoral, para os municípios atingidos pelas chuvas, como Morretes, Antonina e Paranaguá", diz Gnata.
Leia mais:
Rota das Lavandas completa dois anos e atrai visitantes a Londrina e outras cinco cidades
Dia de Santo Antônio terá distribuição de bolo com medalhinhas, missas e quermesse em Cambé
Feriado perto da natureza: parques estaduais do Paraná estarão abertos no Corpus Christi
Recorde no Guinness: menor cemitério do mundo é atração turística do Paraná
Ele lembra que o acesso pelas estradas e rodovias aos sete municípios da região litorânea está liberado. Também foi retomado esta semana o passeio de trem turístico pela Serra do Mar, que ficou suspenso por 26 dias. Os trens vão até Paranaguá, com escala em Morretes. Segundo a Adetur Litoral, os barcos de transporte e passeio também funcionam regularmente, assim como toda a estrutura turística e comercial – restaurantes, hotéis, pousadas, lojas e pontos de atendimento ao turista.
A presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Morretes, Cristiane Aparecida Maroni, diz que os 500 estabelecimentos comerciais do município, incluindo os 150 localizados na área central, trabalham com todo o efetivo de funcionários. "Todo o Litoral depende do fluxo de turistas para gerar economia. Já sentimos uma baixa no movimento com o término da temporada de verão e em seguida vieram as enxurradas e inundações", diz.
Mais informações sobre o Viva o Litoral do Paraná www.adeturlitoral.com.br