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Litoral do Paraná é nova opção de rota para cruzeiros

Redação Bonde
25 fev 2012 às 10:32

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- Reprodução
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Entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, no auge da temporada de cruzeiros marítimos, o litoral paranaense recebeu quatro visitas do navio alemão Aida Cara, da Companhia Aida Cruises. A mais recente parada do Aida Cara no Porto de Paranaguá foi no último dia 11 de fevereiro. Na ocasião, foram comercializados 463 pacotes de passeios, sendo 137 roteiros vendidos pelo Núcleo de Turismo Receptivo e 326 pela Special Paraná, única agência autorizada a vender pacotes no interior do navio.

A consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto Turismo no Litoral do Paraná - Emoções o Ano Inteiro, Patrícia Albanez, analisa que o interesse crescente dos turistas internacionais demonstra o potencial do destino turístico. Para se ter uma ideia do aumento da procura pelos passeios ofertados, na primeira vinda do Aida Cara, em 17 de novembro do ano passado, foram vendidos, ao todo, 228 pacotes; na segunda, em 17 de dezembro, 252 e, na terceira, em 12 de janeiro deste ano, o número saltou para 321. O número total de pacotes vendidos do período totaliza 1.264 passeios.

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Para Patrícia Albanez, o grande ganho das quatro vindas do Navio Aida Cara ao Paraná é a projeção positiva da imagem do destino. Dentre as razões que despertam o interesse dos passageiros em descobrir o litoral paranaense, a consultora do Sebrae/PR destaca a organização e estruturas de recepção, a beleza dos atrativos e a oferta dos produtos turísticos atraentes e impregnados da cultura típica local.

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"Mesmo após ter sido castigado pelas chuvas em 2011, o litoral paranaense se reergueu e conseguiu surpreender o turista internacional, fazendo com que houvesse um aumento de interesse em conhecer atrativos, não tanto pelos apelos de sol e mar, mas pelo contexto histórico e ecoturismo. A valorização desses diferenciais é um aprendizado para o paranaense", frisa.

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Dentre as opções ofertadas aos turistas estão um tour pela Ilha do Mel, passeio de barco pela Baía de Paranaguá, visitas a Morretes, a Antonina e a Guaratuba, caminhadas pelo centro histórico de Paranaguá e, ainda, uma opção para conhecer Curitiba. O tempo de permanência dos passageiros e da tripulação, aproximadamente 1,2 mil pessoas, é em média de 10 horas. Descem do navio, a cada parada, aproximadamente 800 pessoas. "A venda de 463 pacotes na última visita dos cruzeiristas é um sucesso, porque chega a 50% dos turistas que em média desceram para circular na cidade".


A preparação dos roteiros foi desenvolvida pelo Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná (ADETUR Litoral), e supervisionada pelo Sebrae/PR que orientou as empresas sobre precificação, formatação dos produtos turísticos, negociação, logística, atendimento e prestação de informações.

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Segundo a Aida Cruises, o navio Aida Cara fará três rotas de 14 dias na América do Sul na próxima temporada, entre novembro e dezembro de 2012, e duas dessas rotas passam por Paranaguá.


Esforço

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A captação de embarcações turísticas para o litoral do Paraná não é um acaso, resulta de um intenso trabalho conjunto que ganhou força a partir de 2009. Em 2010, durante o Salão Brasileiro de Turismo, entidades do Paraná apresentaram as atrações do litoral do Estado a quatro companhias marítimas. A articulação com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e outras associações ligadas aos cruzeiros foi fundamental para atrair os navios para o Porto de Paranaguá, explica Patrícia Albanez, destacando ainda a importância das parcerias locais.


A Abremar controla a agenda das embarcações e conta, atualmente, com 17 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo como o Grupo Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, Pullmantur e Royal Caribbean.

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A recepção dos passageiros envolve esforços do poder público e da iniciativa privada. Empresas que integram o Núcleo de Turismo Receptivo, em parceria com Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com o apoio do Sebrae/PR, estão envolvidas na logística do receptivo para, além de receber os visitantes, comercializar roteiros de curta duração.


Potencial


O Brasil já é o quinto maior mercado mundial de cruzeiros marítimos e tem condições de subir de posição no ranking nesse segmento. Mesmo que ainda a recepção dependa de uma estrutura temporária, montada somente por ocasião da ancoragem dos transatlânticos, Patrícia Albanez considera que o Paraná está preparado para receber e aproveitar esse tipo de oportunidade. "Temos interesse e estamos preparados para recepcionar um número maior de navios de diferentes nacionalidades", reforça.

A operação para planejar o processo de logística e de infraestrutura para receber os turistas em Paranaguá envolve a participação da Secretaria de Estado do Turismo (SETU), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), prefeituras locais, entidades ligadas ao setor de turismo e empresários.


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