Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tesouro paranaense

Sem carros e bancos, Ilha do Mel é perfeita para quem busca férias tranquilas

Portal Brasil / Blog do Turismo
18 dez 2015 às 11:24
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Ilha do Mel é um paraíso perdido no Paraná que tem 97% de seu território preservado e onde vivem cerca de 1.500 privilegiados moradores. Localizada a 130 km do Aeroporto Afonso Pena, tem acesso apenas por barco e não permite entrada de carros ou motos. As principais cidades de embarque para a ilha são Paranaguá e Pontal do Sul.

Não há postes de luz, caixas eletrônicos ou asfalto na Ilha do Mel. O ritmo é outro, os ponteiros do relógio giram devagar. Mas prepare-se para andar bastante, seja a pé ou de bicicleta. Todas as trilhas levam a locais incríveis e merecem ser encaradas. A Ilha é dividida em duas partes, Encantadas, mais roots, natural, e Nova Brasília, mais "sofisticada".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divulgação
Divulgação - Encantadas
Encantadas


A vista do Farol das Conchas, em Nova Brasília, é inesquecível: encare a subida e assista ao pôr do sol lá. Já o percurso entre Encantadas e Nova Brasília é mais longo, com 6 km que somente podem ser percorridos a pé. É uma trilha de intensidade moderada e, dependendo da maré, será necessário escalar pedras na travessia. Aproveite este passeio para conhecer a Gruta de Encantadas, cuja lenda conta que ali morou uma sereia que encantava os homens.

Leia mais:

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Malas prontas

De olho num Carnaval natural? Confira quatro opções de Parques do Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Batida entre carro e caminhão mata um e fere três na BR-153 em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
Belezas naturais

Foz do Iguaçu: a força e a beleza das águas que encantam a todos


Divulgação
Divulgação - Farol das Conchas
Farol das Conchas


Outra trilha bem conhecida é a que leva da Praia do Farol à Ponta Oeste. O caminho, de 8km, pode ser feito bicicleta, passando pela areia firme da praia ou por uma trilha interna, mais abrigada por árvores.


Por ser um local ainda bastante preservado, são praias e trilhas dividindo espaço com as mais diversas espécies. Golfinhos fazem graça a poucos metros da areia, lagartos se escondem pela mata e pássaros são encontrados nas mais diversas cores. Não é por acaso que o acesso à ilha é tão restrito. Para a maioria dos brasileiros, a Ilha do Mel parece uma realidade distante. Porém, a natureza que salta aos olhos e a promessa de dias calmos fazem valer cada quilômetro percorrido.


Reprodução
Reprodução

Mesmo permanecendo praticamente intacta e tendo a própria natureza como principal ponto turístico, a Ilha do Mel tem boa infraestrutura para receber os visitantes, com restaurantes tanto para quem gosta de badalação quanto para quem prefere um jantar mais sofisticado. Para se hospedar, as dicas são as pousadas com atendimento familiar e café da manhã personalizado, algumas oferecem até aulas de yoga e spa. Os moradores da Ilha do Mel são simpáticos e receptivos, pegue dicas locais com eles. De resto, relaxe e se deixe levar pelos melhores caminhos deste lugar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade