A cidade de Prudentópolis, na região centro-sul do Paraná, se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. Em Prudentópolis nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí, a partir do encontro do rio dos Patos com o rio São João. O município tem gradativamente ganhado importância no cenário turístico do Estado.
A região é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, o que possibilita contemplar a natureza, praticar turismo de aventura e relaxar, além de possuir toda infraestrutura para receber os visitantes.
Dentre os atrativos, destaque para o Salto São Francisco, o mais alto do Sul do país com 196 metros de queda livre. Outra atração da cidade são as atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com danças de grupos folclóricos e gastronomia típica. A cidade também apresenta lindas igrejas consideradas patrimônio cultural e artístico e museu com acervos da história de Prudentópolis. Para os que quiserem se aventurar, o município oferece a prática de rapel, canyoning, rafting e tirolesa.
Leia mais:
Rota das Lavandas completa dois anos e atrai visitantes a Londrina e outras cinco cidades
Dia de Santo Antônio terá distribuição de bolo com medalhinhas, missas e quermesse em Cambé
Feriado perto da natureza: parques estaduais do Paraná estarão abertos no Corpus Christi
Recorde no Guinness: menor cemitério do mundo é atração turística do Paraná
Localizada ao lado da BR-373 entre Ponta Grossa e Guarapuava (com acesso também pela BR-277 ao sul do município), Prudentópolis também se destaca por ter uma das maiores festas juninas do Paraná, sendo dez dias de festas, onde acontecem vários shows artísticos e pirotécnicos, o que atrai muitos turistas para a região.
Infuência ucraniana
Criada no final do século XIX, Prudentópolis foi marcada pela imigração de 1500 famílias ucranianas - totalizando oito mil imigrantes - que promoveram a colonização da cidade. Os colonos foram assentados em diversos núcleos, onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuáristas e industriais. O município formou-se em 1906, sob o nome de Prudentópolis em homenagem ao presidente Prudente de Morais. A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920 e, atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 80% da população descendente dos imigrantes.
A colonização ucraniana proporciona a Prudentópolis diversas atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com destaque ao Grupo Folclórico Vesselka, a Noite Ucraniana e o Koziá Festyvalh (Festa do Cabrito). Além de tantas maravilhas, essa terra é também considerada a "Capital do Mel", por seu manancial na comercialização do produto. Prudentópolis é também conhecida pelo apelido de 'Vaticano', tanto por sua vasta quantidade de templos religiosos, quanto pela religiosidade de seu povo.
Distâncias
Prudentópolis fica a 331 km de Londrina e a 203 km de Curitiba.