Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Interatividade

Visita panorâmica de Itaipu terá "radionovela" a bordo com personagens típicos da região

Redação Bonde
16 set 2015 às 08:40
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A visita panorâmica na usina de Itaipu, a mais procurada pelos turistas, terá novidades na próxima temporada, que começa em dezembro. O Complexo Turístico Itaipu (CTI) reuniu o trade turístico de Foz do Iguaçu, para apresentar uma delas: o audioguia, que vai reforçar a atuação dos monitores e ampliar a interatividade deles com os visitantes.

O audioguia será quase como uma radionovela, com dois narradores e vários personagens que se revezam para dar informações e trazer curiosidades sobre a usina e seus atrativos. O novo serviço funciona de acordo com a localização do percurso feita por GPS e é acionado nos pontos de maior interesse e nas paradas. "A ideia é conciliar a história da usina com entretenimento", explica a gerente do CTI, Jurema Fernandes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aplicativo

Leia mais:

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Malas prontas

De olho num Carnaval natural? Confira quatro opções de Parques do Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Batida entre carro e caminhão mata um e fere três na BR-153 em Santo Antônio da Platina

Imagem de destaque
Belezas naturais

Foz do Iguaçu: a força e a beleza das águas que encantam a todos


O CTI já recebeu dois novos ônibus double-deck com sistema de som preparado para o audioguia. Os outros cinco ônibus utilizados na visita panorâmica passarão por adaptação até dezembro. Para os ônibus de empresas de turismo que também fazem o percurso dentro da usina, será criado um aplicativo que, também acionado de acordo com a localização pelo GPS, poderá transmitir o audioguia no sistema de som dos veículos.

Publicidade


Criado por uma equipe da própria Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que administra o CTI, o audioguia demorou um ano até chegar ao formato com que foi apresentado para as considerações do trade local. A ideia teve aprovação geral, embora o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, tenha lembrado que ainda será aperfeiçoado até a próxima temporada. "Até lá, vamos inaugurar no Mirante Central (um dos três pontos de parada da visita panorâmica) um café, com deck, além de loja de artesanato, suvenires e fotografias", anunciou.


Reprodução
Reprodução


Criação


O audioguia foi criado por uma equipe da FPTI (Sylvia Braga, Juliano Hoesel e Marcelo Bonfada), com apoio de várias áreas da própria fundação, principalmente a Innovatic, e também da Comunicação Social de Itaipu. Os responsáveis pelo projeto explicaram que o audioguia existe em várias cidades do mundo, como Paris e Nova York, mas ganhou características únicas na versão que fizeram para o CTI.

Primeiro, porque usa o recurso da storytelling (contação de histórias) ou, como havia antigamente, de radionovelas. As vozes dos narradores ganham apoio de 13 personagens, entre eles o barrageiro, o índio, a moradora pioneira, o cozinheiro, o engenheiro técnico brasileiro e a engenheira técnica paraguaia. E até um peixe da espécie dourado, que fala da importância do Canal da Piracema para os peixes migradores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade