Blog do Lucio Flávio

Londrina se despede com vitória e vai para o tapetão

30 nov 2019 às 20:19

O Londrina fechou o ano de forma honrosa. A vitória por 2 a 0 sobre o Guarani neste sábado (30), no estádio do Café, não apaga o rebaixamento para a série C, mas pelo menos deixa um pouco de sorriso no rosto do torcedor alviceleste.

O Tubarão voltou a ganhar em casa depois de mais de dois meses com gols de Léo Passos, aos 38 minutos do primeiro tempo, e com Matheus Bianqui, aos 32 do segundo. Vitória em um jogo muito fraco e acompanhado por 611 testemunhas.


E vitória graças ao goleiro Matheus Albino, que voltou a condição de titular, de onde jamais deveria ter saído neste série B. Só mais um dos tantos erros do clube ao longo do Brasileiro. Albino fez pelo menos quatro milagres diante do Bugre.


E a vitória impulsiona o Londrina a procurar os tribunais em relação ao W.O. do Figueirense contra o Cuiabá. O clube entende que há margem para punição ao clube catarinense, que poderia ser rebaixado no lugar do LEC. Os dois times terminaram com apenas dois pontos de diferença - 39 a 41 -, graças ao empate do Figueira diante do Operário na última rodada.


O Figueirense só foi punido com uma multa de R$ 3 mil pelo STJD. O Londrina vai se apegar no segundo parágrafo do artigo 203 do CBJD "se da infração resultar benefício ou prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judiciante poderá aplicar a pena de exclusão da competição em disputa".


A opinião geral de juristas esportivos é que as chances de uma nova punição ao Figueirense são remotas, mas que é possível convencer o tribunal que houve prejuízo a terceiros, no caso o Londrina, que foi rebaixado. Se a bola parou dentro de campo, vai seguir fora dele.

Se tivéssemos um futebol sério, uma equipe com um W.O. em uma série B de Brasileiro seria excluída automaticamente. Mas este não é o caso. Por outro lado, minha opinião é que sempre o resultado de campo seja respeitado. Mas, se há espaço jurídico para contestar, o Londrina tem o direito de tentar.


Continue lendo