Se a sedução é um jogo (e eu considero que sim), devem existir regras (escreverei sobre elas no próximo texto). E também devem haver dicas de como seguir por esse tabuleiro tão imprevisível sem cair nas armadilhas.
Esses dias uma amiga me pediu para que escrevesse sobre alguns mandamentos para não se meter em roubadas. É que de roubada eu entendo... já me enfiei em cada uma!
Não que eu seja uma conselheira perfeita. Até porque acho que se tratando de relacionamentos, não existe verdade absoluta, mas sempre é possível observar comportamentos padrão que irão, mais cedo ou mais tarde, nos meter em enrascada.
Então aí estão o que, pra mim, são dez indícios claros que, por mais bonitão que o cara seja, você deve correr dele (ou se preparar para sofrer e viver na corda bamba, o que nem sempre é ruim e, dependendo do cara, até vale a pena!).
1 – Corra se ele for muito bonito – Essa regra vale para aquelas que são muito inseguras. Se os feios traem, imaginem os bonitos?! As chances para eles são muito maiores. Um bonitão e uma insegura são sinônimo de relacionamento inconstante. Mesmo que ele seja fiel, você vai sempre ficar grilada quando ver que a mulherada paga o maior pau para ele.
2 – Corra se ele disser na primeira semana que te ama e começar com papos de casamento – Esse tipo de comportamento indica duas coisas: ou que o cara é um desesperado por relacionamentos e diria isso para qualquer uma só para conseguir uma namorada, ou que ele ainda acredita que precisa dizer essas coisas para te levar para cama e te manter interessada. Ninguém ama alguém em uma semana. Se ele começou a história sendo desonesto com os sentimentos, é provável que continue assim ou piore.
3 – Corra se ele não disser que te ama no primeiro mês – Tudo bem, dizer que te ama pode ser pedir demais, mas depois de um mês ele já deveria ter se mostrado interessado em algo mais sério.
Se depois de 30 dias você ainda não conhece os amigos dele, ele ainda não topou sair com os seus amigos e continua sumindo nos fins de semana e não retornando suas ligações, abandona. Ele provavelmente não quer nada sério agora e nem vai querer no futuro. A menos que você também esteja apenas curtindo o corpinho e o sexo bom, melhor se afastar, ou corre o risco de se ver apaixonada por alguém que não está a procura de paixão.
4 – Corra se ele for casado ou tiver namorada – Poucas mulheres têm vocação para ser amante. Esse papel requer muito desprendimento e ausência de interesse em algo mais sério. E nem pense em acreditar nas promessas de separação que ele faz. Raramente os homens se separam (cerca de 70% dos pedidos de divórcio são feitos por mulheres, sabia?). As chances de você terminar em um relacionamento destrutivo, com você eternamente presa a alguém que está preso a outra pessoa, são enormes. E mesmo que ele se separe e decida ficar com você, pense nas chances de você sempre imaginar que ele um dia vai fazer com você o que fez com a ex.
5 – Corra se ele for do tipo egoísta na cama. Infelizmente alguns homens estão preocupados apenas com o deles e na hora do sexo são pouco carinhosos e atentos às necessidades femininas. E se no começo é assim (no momento em que ele deveria estar tentando te impressionar), é provável que seja sempre assim. Portanto, se nas primeiras transas o cara não te beija como deveria, faz sexo como se estivesse atuando em um filme pornô (meninos, aquelas mulheres são atrizes, elas não estão curtindo aquela agressividade toda) e depois deitam para o lado e dormem... corra. O mais provável é que ele nunca se ligue que não te satisfaz (porque ele nem está pensando nisso). Você pode até tentar falar com ele, mas por experiência, quando a química não rola no começo, ela não rola depois.
6 – Corra se você não sentir que ele é o homem certo para você logo no começo. Pesquisas científicas mostram que precisamos de apenas 5 segundos para saber se a pessoa que acabamos de conhecer é compatível com a gente para um relacionamento amoroso. A coisa tem a ver com hormônios, medidas e sexto sentido. Então aquela história de dar mais uma chance dificilmente vai fazer você se apaixonar. Mesmo que ele pareça o príncipe encantado... se seu corpo não confirmou isso, melhor correr. Nesse caso não é você que pode sofrer, mas fazer o gato sofrer, caso "ele" se apaixone por você. E a gente precisa ser responsável com os sentimentos dos outros, né? Leviandade é coisa feia, portanto nada de usar o cara para seu bel prazer (a menos que você perceba que ele também não está tão interessado assim). Melhor mesmo deixar o coração livre para quando as borboletas resolverem voar.
E agora vem a boa notícia: eu achei que teria dez motivos para fugir de alguém, mas só consegui listar seis!!! Isso é ótimo! Significa que não há assim tantas razões para não darmos uma chance ao amor. E mesmo as situações que citei não são algo definitivo.
Acredito de verdade que a gente tem que tentar até quando achar que tem que tentar. Até sentir que o coração está dizendo, livre de ódio ou ressentimento, que não dá mais. É claro que é importante respeitar os próprios limites e sempre ter claro a noção de amor próprio, mas o melhor conselho é: tente o quanto achar que deve tentar. Se não você vai carregar sempre o pensamento de "e se eu tivesse dado mais uma chance?", o tipo de pensamento que só prende a gente no passado, fantasiando com algo que nunca aconteceu.
O mais importante é sempre ouvir o próprio coração e correr sempre em busca do amor de verdade!