Amigos leitores, como integrante da Equipe da Rádio Paiquerê, estou seguindo hoje para a África do Sul onde vamos cobrir a Copa do Mundo. Será minha sexta Copa, um verdadeiro recorde para um radialista que sempre viveu no interior. Gratificante em todos os sentidos, pois cobrir eventos dessa natureza é o sonho de todos na profissão. Lá da África, vamos enviar as nossas linhas abordando o Mundial e as coisas do continente africano.
Apesar de todos os anúncios que denunciam violência e falta de estrutura, acredito que a África do Sul fará uma ótima Copa. Lá estive na Copa das Confederações, no ano passado, e pude sentir uma grande semelhança estrutural entre o país sede da Copa 2010 e o nosso Brasil.
Os riscos que vamos correr em Joanesburgo são os mesmos que corremos em São Paulo, no Rio de Janeiro e até mesmo em Londrina. Por não ser um país do "primeiro mundo", por conviver com a pobreza e a falta de estrutura na mesma intensidade em que vivemos, é que todos esses fatos são comentados.
Entendo que as obras de preparação para a Copa e a forte estrutura de segurança armada ficarão como benefícios para o futuro dos sul africanos.
Já na bola, na disputa do título, acredito numa Copa muito difícil e que cinco ou seis países se apresentam com condições de ganhar. Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Brasil são os meus favoritos. Não acredito nos africanos, nem num campeão que não figure nesse grupo de elite que citei.
Trocando em miúdos, espero já na quarta-feira postar as primeiras linhas desde Joanesburgo, onde será a nossa base. Espero continuar contando com atenção e o carinho dos amigos leitores.
Vamos esperar que a bola role legal, que tenhamos numa ótima Copa e que vença o melhor, desde que seja o Brasil.
PS: Acompanhe-nos também a través da Rádio. A Paiquerê preparou uma cobertura que será, modéstia à parte, uma das melhores do rádio brasileiro. Sintonize a Rádio, através das suas ondas ou pela internet no www.paiquere.com.br.