Como não houve arremate no leilão recentemente realizado, a sede campestre do Londrina Esporte Clube será ser vendida de forma direta, sem nova praça. A Justiça do Trabalho tem pressa para resolver os problemas financeiros do Tubarão e aperta ainda mais o passo porque o time tem que entrar em campo logo, para participar da Copa do Brasil e do Paranaense de Acesso em 2010.
A negociação será feita pela própria Justiça que continuará com a intervenção até quando o clube ganhar condições de sobreviver sozinho. O mais provável é que o interventor Rubens Moretti aponte, além do programa administrativo, um grupo para tocar a parte do futebol.
A necessidade exige rapidez, mas o próprio tempo conspira. Na metade de dezembro começará o recesso forense, as férias regulamentares dos juízes e, mesmo havendo os substitutos, as decisões serão mais lentas ainda. Com tudo isso, a vida do Londrina Esporte Clube segue indefinida e é impossível fazer qualquer previsão quando o time vai voltar aos gramados.
Rodada decisiva
Pelo equilíbrio dos clubes que brigam pelo título, o Campeonato Brasileiro mexe com a galera e pode ter o mais sensacional dos desfechos de sua história. Na mesma proporção em que o campeão (no caso o São Paulo) já pode surgir nesse final de semana, há a possibilidade de quatro equipes estarem emboladas e disputando as faixas na última rodada.
São Paulo, Flamengo, Internacional e Palmeiras dão esse tempero que o nosso campeonato nacional nunca teve e todos os jogos deste final de semana são importantes. Jogo que não decide na ponta de cima, pode representar a definição na luta para não cair.
Na briga para fugir do rebaixamento está o Fluminense que tenta escapar e colocar o Botafogo no seu lugar. Atlético Paranaense e Coritiba também correm o risco se o tricolor carioca escapar. Resta saber qual será o comportamento do Flu depois de ser "atropelado" em Quito, pela LDU, em jogo da Copa Sul Americana. Náutico e Santo André, embora tenham remotas chances de escapar, já devem se considerar na Segundona ao lado do Sport Recife.
Quem vai ser campeão? Quem será o quarto rebaixado? Só na base do "chutômetro" mesmo. Quer saber o meu palpite? São Paulo e Fluminense.
A Copa começa
A Copa do Mundo da África do Sul começa oficialmente na próxima sexta-feira, quando acontecerá o sorteio dos grupos e composição da tabela. O ato será uma suntuosa festa no Centro de Convenções da Cidade do Cabo, a partir das três da tarde, hora de Brasília. Na quarta, a FIFA divulgará as oito seleções que serão cabeças-de-chave, entre elas o Brasil, que terão seus nomes no primeiro pote. África do Sul, Brasil, Argentina, Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra e França deverão compor esse seleto grupo e não se enfrentarão na primeira fase.
O segundo pote terá as oito seleções da Europa que não serão cabeças-de-chave: Holanda, Dinamarca, Sérvia, Eslováquia, Suíça, Grécia, Eslovênia e Portugal. No terceiro serão colocados os nomes dos africanos Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e Argélia – mais os sul americanos Uruguai, Chile e Paraguai. No quarto pote estarão Estados Unidos, México, Honduras, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
Assim, o Brasil, se contar com a sorte, poderá cair num grupo teoricamente fácil enfrentando Eslovênia, Argélia e Nova Zelândia – como poderá ter seleções tradicionalmente mais fortes como Holanda, Nigéria e México.
Se cair no grupo 2, a Seleção Brasileira jogará, na Copa toda, somente em duas cidades na primeira fase: Johanesburgo e Durban. Já se for para o grupo F, passará até por seis cidades diferentes.