Mercado Financeiro

O que é a taxa SELIC?

21 set 2011 às 09:06

O mercado de ações sempre foi movido por expectativas, se as expectativas futuras dos investidores para o mercado, são boas então eles compram ações, fazendo o movimento predominante ser de alta. Se as expectativas futuras são ruins, eles vendem as ações e colocam o dinheiro em investimentos seguros como por exemplo, poupança, fundos DI, CDB, renda fixa e etc. Esses investimentos, possuem uma referência para determinar quantos juros o seu dinheiro vai render no ano, essa referência é a taxa SELIC.

Se a taxa SELIC está em 12% ao ano, significa que os fundos de renda fixa, poupança, e etc vão render 1% ao mês. Agora eu pergunto a você, se o governo reduzir a taxa SELIC, isso será bom ou ruim para a Bolsa de Valores? Com certeza será bom, pois muitos investidores vão retirar seu dinheiro da renda fixa, e partir para a renda variável comprando ações e impulsionando os preços para cima.


Se houver um aumento na taxa SELIC, muitos investidores vão se desfazer de suas ações e partir novamente para a poupança, renda fixa e etc, largando mão de um investimento que consideram perigoso, para um que rende pouco mas é totalmente seguro. De certa forma, podemos usar a poupança para deixar o dinheiro quando estivermos líquidos no mercado, porém para obter um bom rendimento com poupança, é necessário deixar lá por muito tempo o seu dinheiro e algumas vezes realizar aplicações mensais, para aumentar os juros compostos.

Caso estiver indeciso sobre seus investimentos, o ideal é fazer as contas, por exemplo, em 10 anos você poderá duplicar seu dinheiro na poupança, se a taxa SELIC se manter em 12% nesses 10 anos, então você terá um rendimento de 120% sobre todo o seu dinheiro. É um rendimento e tanto, mas e se você só tem R$ 1.000,00 na poupança? Então gastou 10 anos para ganhar apenas R$ 1.200,00 sendo que poderia ter aplicado esse valor na bolsa de valores e conquistado ganhos muito maiores provavelmente. Para conquistar a independência financeira, não basta analisar o retorno do investimento, mas saber analisar também o retorno x tempo.


Continue lendo