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As tardes de adrenalina no autódromo estão de volta!

21 mar 2018 às 15:30
Cesar ferro acelerando forte na reta dos boxes - Blog Oficina Londrina
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Neste fim de semana, a convite do meu amigo e xará Felipe César, do blog Pista Fechada, fui acompanhar a primeira etapa do ano do Metropolitano de Velocidade e o retorno da tradicional Speed Fusca. O que tenho a dizer é que a experiência foi sensacional!


Normalmente, imaginamos o esporte a motor como algo distante, caro e elitizado, mesmo para quem quer só assistir. E é verdade, quando falamos na Stock Car, Fórmula Truck entre outras... Fórmula 1 então, nem se fala.

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Porém, provas do Metropolitano e da Speed Fusca trazem outra realidade para quem gosta de automobilismo, e até para quem quer ter uma tarde diferente com a família.

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Pra começar, a entrada é gratuita, não paga nada para assistir às corridas dessas categorias. O segundo ponto bacana é a proximidade entre os fãs do esporte e os carros e seus pilotos. Nesses eventos, o público pode transitar livremente na área dos boxes, acompanhar a preparação de um carro e aproveitar para tirar umas fotos na beirada da pista. A criançada adora!

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Blog Oficina Londrina - O golzinho 'de rua' chega a quase 200 km/h no final da reta oposta
O golzinho "de rua" chega a quase 200 km/h no final da reta oposta


E para quem quer ser um piloto? Bem, isso fica um pouco mais caro, mas não é algo inalcançável. Conversamos com dois pilotos da Speed Fusca, justamente os que agitaram o retorno da categoria, Marcelo Rampazzo, engenheiro agrônomo, e César Ferro, representante comercial. Numa conversa bem informal, eles falaram para o blog sobre os custos para se ter um carro desses no grid.


O carro é a parte mais cara do negócio, pode ir de R$ 20 mil a R$ 30 mil. Depois disso, tem a inscrição para a prova, que é de R$ 1.200, e a equipe de preparação, que sai em torno de R$ 1.500.

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Segundo Marcelo, os custos de manutenção são baixos. "Você tem o custo quando quebra alguma coisa do carro, se bem que quebra pouco. O freio, por exemplo, sai por R$ 70, já o motor não quebra."


O motor utilizado nos carros é o consagrado e conhecido Volkswagen AP, de 1,6 litros. Como a preparação deste é restrita - até para não encarecer a categoria -, o propulsor aguenta muitos e muitos quilômetros sem a necessidade de uma manutenção mais complexa.

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Os pneus são os mesmos vendidos no mercado local para o consumidor comum, aro 14. Podem ser Pirelli, Goodyear, Michelin ou qualquer outra marca. Duram seis corridas ou mais, dependendo do estilo de pilotagem de cada um.


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Blog Oficina Londrina - Cesar Ferro e Marcelo Rampazzo: parceiros na vida e nas pistas
Cesar Ferro e Marcelo Rampazzo: parceiros na vida e nas pistas


Quanto às provas, estas trazem muitas emoções. A reta dos boxes e a reta oposta, muitas ultrapassagens. No miolo também dá para ver os pilotos travando as rodas, freando cada vez mais tarde para buscar uma ultrapassagem.

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Pra quem gosta de carros, fiquem atentos, logo mais tem de novo. A data prevista para a próxima corrida é 28 de abril. Uma ótima oportunidade para prestigiar o esporte e ter um momento diferente com a família!


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