A Osuel (Orquestra Sinfônica da UEL - Universidade Estadual de Londrina) será reconhecida pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) pelos seus 40 anos de atividades. A cerimônia será nesta quinta-feira (28), a partir das 10h, no Gabinete da Reitoria, com a presença dos deputados autores da homenagem, representantes da Administração da UEL, da Casa de Cultura e músicos que integram a Orquestra.
Sendo a primeira orquestra do gênero criada no Paraná. A Osuel recebe simbolicamente Menção Honrosa aprovada pelo plenário da casa no último dia 4 de março, por iniciativa dos deputados estaduais Tercílio Turini e Goura. A Osuel completou 40 anos no último dia 14 de março.
Os parlamentares, em justificativa, afirmam que a Osuel foi criada em março de 1984, pelo então reitor Marco Antonio Fiori, tendo o maestro Othônio Benvenuto como coordenador. Nestes 40 anos, além de difundir a cultura erudita, a Orquestra gravou dois álbuns, teve participação em importantes eventos culturais e artísticos e desenvolveu ainda o projeto educacional “Concertos Didáticos”, que contribui para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, estimulando novos públicos. Em 2003, a Osuel recebeu a “Comenda Ouro Verde”, concedida pela Câmara Municipal de Londrina.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Temporada Ouro Verde 2024
Em 2024, a Orquestra fará uma temporada de 24 concertos divididos em quatro séries, nomeadas com diferentes espécies de café – Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon. Também fará parte da temporada a série Música de Câmara, além de três séries educacionais, voltadas para a formação de público. Os parlamentares concluem que a homenagem se justifica frente a importância da Orquestra Sinfônica para a cultura local e seu pioneirismo no Paraná.
A data dos próximos concertos da Osuel na Temporada Ouro Verde serão nos dias 18 e 19 de abril, com a Série Bourbon. Na ocasião, a orquestra vai interpretar Concerto Grosso Op. 6, Nº1, de G. F. Handel, e As Quatro Estações, de A. Vivaldi. Direção e violino são de Rodrigo de Oliveira. Confira a programação da Temporada Ouro Verde no catálogo.
LEIA TAMBÉM: