"Aceita a bandeira, padrinho/madrinha?”. Em cada convite que o grupo londrinense Mensageiros da Paz faz nos portões das casas, a tradição da Folia de Reis se mantém viva. Ao serem acolhidos pelas famílias, os lares se enchem com o colorido das fitas, as mensagens de fé e a alegria dos versos cantados.
O festejo marcado pelas músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo tem início no dia de Natal e segue até 06 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos - Gaspar, Baltazar e Melquior - levaram presentes a Jesus Cristo.
A bandeira é confeccionada em tecido de boa qualidade, bordada ou pintada à mão com as figuras do presépio. "Ela representa a estrela que guiou os magos e o colorido das fitas que colocamos nos instrumentos é para ostentar o status de reis. Quando visitamos as casas, saudamos as famílias e cantamos para pedir bênçãos dos santos reis. Também pedimos uma oferta de acordo com cada gosto, seja em dinheiro ou mantimentos”, explica Francisco Garboni, de 83 anos.
Leia mais:
Sofreu uma queda na piscina? Saiba o que fazer em caso de acidente grave
Isenção por problemas de saúde será restrita a renda de até R$ 20 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Cada cor de fita tem um significado. O verde, vermelho e amarelo lembram a trilogia dos Reis e os presentes ofertados. O branco, rosa e azul lembram a trilogia da Sagrada Família, sendo o rosa, a cor de São José, símbolo do amor e paciência; azul é a cor do céu e da Virgem Maria e o branco é a cor do Menino Jesus, símbolo da paz.
Leia mais na Folha de Londrina.