A Atos, líder internacional em serviços digitais, foi reconhecida como uma das empresas mais admiradas da Europa na gestão e compartilhamento do conhecimento, segundo a pesquisa MAKE (Most Admired Knowledge Enterprises ou Empresas de Conhecimento Mais Admiradas, em livre tradução). A premiação é organizada pelo Teleos, instituto independente voltado para as áreas de capital intelectual e administração do conhecimento.
O prêmio reconheceu o esforço da Atos em formar "profissionais do conhecimento", devido à sua liderança em gerenciamento de pessoas e à cultura de colaboração e distribuição da informação em toda companhia.
O diretor de Mercados da Atos, Ricardo Munhoz, ressalta que essa cultura também é uma realidade no Brasil e nos demais países da América do Sul. "É algo que está no DNA da empresa. Essa lógica de valorização e compartilhamento do conhecimento que geramos internamente permeia também as soluções que oferecemos ao mercado. Isso é perceptível pela satisfação e pelos ganhos de produtividade dos nossos clientes", observa.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
O modelo Atos de gestão do conhecimento traz ferramentas específicas para clientes de todos os segmentos. Uma delas é chamada de Customer Academy, que consiste em uma base de dados que traz informações específicas de sistemas, dos processos e dos especialistas dos clientes. A plataforma é alimentada de maneira colaborativa pelos especialistas da Atos, tanto local, quanto globalmente, é customizada de acordo com as instalações de nossas operações, e está acessível aos consultores da companhia e também aos clientes.
Outra ferramenta voltada para a gestão do conhecimento é a GDP (Global Delivery Platform – Plataforma de Entrega Global, em português). A ferramenta permite que todos os membros da equipe tenham acesso a um conjunto de boas práticas, adaptadas pela Atos, sobre gestão de projetos e operações. A plataforma conta com fluxos detalhados, definição de papéis e responsabilidades e centenas de templates e aceleradores que apoiam gestores de projeto ou operações, desenvolvedores, testers na gestão financeira, operacional e de recursos dos clientes.
A GDP possui um conjunto de processos e métricas de diretrizes, medindo constantemente e revisando a eficácia de entrega por meio das mais importantes ferramentas de governança de TI, como ITIL, ISO, COBIT, Prince2, CMMI, TOGAF, SCRUM, entre outras. "Usamos a GDP para implementar um ciclo de melhoria contínua, que garante qualidade, desempenho e previsibilidade aos nossos clientes. Com ela, é possível ganhar cerca de 30% a mais de tempo em gestão e operações dessas práticas", sinaliza Munhoz.
Ricardo Munhoz cita ainda o BlueKiwi, rede social interna que promove a interação dos colaboradores da Atos, como exemplo de sucesso na disseminação do conhecimento dentro da empresa. A ferramenta facilita a integração e troca de materiais e estudos pelos colaboradores da Atos em todo o mundo.