É curta a paciência do brasileiro com aplicativos para celulares e tablets. Pesquisa da CA Technologies, empresa global de softwares para segurança, aponta que 44% dos entrevistados no país costumam desistir do programa caso o dispositivo não funcione em até três segundos. Na média do restante do mundo, 68% dos pesquisados responderam que um tempo de até seis segundos é aceitável. Ou seja, o grau de tolerância do brasileiro com os programas corresponde à metade da média global. O levantamento foi apresentado pela CA no primeiro dia da Ciab Febraban 2015, maior exposição de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina, que ocorre em São Paulo (SP) entre terça (16) e quinta-feira (18).
Ainda pela pesquisa, 48% dos consumidores brasileiros consideram como muito importante o fato de o aplicativo ter um layout de fácil acesso. Já 40% dos brasileiros entrevistados disseram que só compram o programa caso tenham certeza de que vão conseguir executar as tarefas previstas nele com facilidade.
A pesquisa também levantou que 8% dos entrevistados brasileiros abandonariam uma marca para sempre se enfrentassem problemas relacionados à segurança do aplicativo. Na média global, o índice ficou em 10%.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Atualmente, o mundo conta com mais de 3 milhões de aplicativos. No Brasil, o mercado ainda engatinha, segundo o vice-presidente da CA Technologies na América Latina, Rosano Moraes. "O país precisa ter mais, mas levando em conta a percepção do usuário", observou. Na avaliação dele, não adianta nada a empresa criar um aplicativo que trará repercussão negativa para a sua marca. "É preciso ter um cuidado muito grande com a construção desses programas. A instituição tradicional precisa se preocupar em fazer um aplicativo que tenha um satisfatório tempo de resposta e, também, seja fácil de usar", argumentou.