Marcada pelo uso das redes sociais, a Copa do Mundo do Brasil registrou 74 terabytes de tráfego de dados durante os 31 dias de disputa. Mais de 80 milhões de imagens foram compartilhadas pelos cerca de 20 mil profissionais de mídia de 113 países credenciados para cobrir o evento. O volume de dados foi o triplo do registrado na Copa do Mundo da África do Sul 2010 (cerca de 25 terabytes).
O maior volume de tráfego de dados (3,2 terabytes) foi registrado no dia 23/06, quando aconteceram outros quatro jogos da fase de grupos (Brasil x Camarões, Austrália X Espanha, Chile x Holanda, e Croácia x México). Até as semifinais da Copa do Mundo da FIFA 2014, os maiores volumes de tráfego de dados em cada fase da competição foram registrados nos dias de jogos do Brasil. Na última fase, o tráfego da final entre Alemanha e Argentina (13/07) superou o da partida entre Brasil e Holanda (12/07).
Comparando os dias com apenas um jogo, o domingo da partida final e a terça-feira da semifinal entre Brasil e Alemanha (08/07) foram os dias com recorde de tráfego de dados, chegando a cerca de 2,2 terabytes – o equivalente a 2,5 milhões de fotos em resolução normal ou 614,5 mil fotos em alta resolução.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Até o término da partida final, 404.299 mil dispositivos se conectaram na rede wi-fi exclusiva para a mídia e a FIFA nas 12 cidades-sede. A Copa do Mundo também teve o fenômeno da multiconexão, sendo muito comum um único usuário estar conectado com dois a três dispositivos ao mesmo tempo, em função da utilização simultânea de computadores, tablets e smartphones.
Os serviços de conectividade, para internet cabeada e wi-fi, foram fornecidos nos centros de imprensa; tribunas; entorno do campo; salas de coletiva; zonas mistas; estúdios de gravação; e caminhões de geração de imagens dos 12 estádios da Copa do Mundo, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC), no Riocentro.
A Copa do Mundo da FIFA 2014 também superou em tráfego de dados outros grandes eventos esportivos internacionais, segundo informações publicadas na internet. Nos 17 dias da Olimpíada de Inverno de Sochi (2014), o tráfego total foi de cerca de 34 terabytes. E durante o Superbowl XLVIII (final do campeonato de futebol americano de 2014 nos EUA) foram utilizados 1,9 terabytes de dados.
A maior quantidade de aparelhos simultaneamente conectados à rede WiFi foi de 7.596, o que aconteceu duas horas antes da partida de abertura entre Brasil e Croácia. O recorde de dispositivos conectados simultaneamente à rede WiFi em uma única cidade-sede foi de 2.460 às 18h do dia 13 de julho, no Maracanã, durante a partida final entre Alemanha e Argentina.