Aproveitando-se da repercussão da tragédia na boate Kiss de Santa Maria, os criminosos cibernéticos criaram um email onde supostamente seria possível visualizar um vídeo com imagens das vítimas do incêndio.
O e-mail tem como título "Tragédia" e um link para acessar o referido vídeo e não passa de mais uma tentativa de roubo de dados confidenciais, principalmente números de cartões de crédito e de contas bancárias, através de arquivo contaminado com um cavalo de troia que monitora a ação do usuário no PC e Internet.
Eduardo Lopes, diretor comercial da Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus da Avira, conta que este tipo de e-mail é muito comum e é isca certa contra os usuários desavisados", destaca o executivo. "A curiosidade é uma aliada dos criminosos cibernéticos nesta hora em que as atenções do mundo estão direcionadas a saber mais detalhes sobre a tragédia", afirma Lopes. O risco deste tipo de ação, segundo o executivo, "é acreditar que mensagem deste tipo é verdadeira e o usuário acabar clicando em um link que pode executar um código malicioso ou direcioná-lo a um site falso com propósitos escuros", adverte.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
O executivo orienta os usuários a manterem seus sistemas antivírus atualizados e, claro, não clicar em links destes tipos de mensagem. O mercado oferecer ótimas opções, de baixo custo e com alto desempenho. Este é um investimento barato e de elevado benefício. Os produtos Avira estão entre estas soluções de baixo custo e elevada eficiência na detecção de vírus", comenta.
Mais informações: http://www.avira.com.br e http://www.nodes.com.br.