Como aproveitar o potencial da rede para melhorar sua exposição e seus contatos profissionais?
Veja o que sugerem especialistas consultados pela BBC Brasil:
Manter o perfil atualizado e com o máximo de informações relevantes. "É bom ser detalhado - isso ajuda headhunters a identificar bons candidatos em potencial", diz Giuliana Tranquilini Hadade, da empresa de recrutamento GNext.
No caso do LinkedIn, "quanto mais detalhado o perfil, melhor será entendido pelos algoritmos, que poderão fazer o melhor cruzamento entre o perfil e as vagas adequadas", diz Beck. "E o perfil não é apenas um currículo: permite detalhar resultados obtidos em trabalhos anteriores, anexar vídeos, apresentações ou palestras feitos pelo profissional e mesmo grupos de interesse e causas que ele defende."
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Beck também sugere ilustrar o perfil com uma foto - de ar profissional, é claro. "A foto torna as pessoas mais tangíveis, o que aumenta sua possibilidade de se conectar com outras."
Limite seus contatos a quem te interessa. Para Beck, não adianta usar redes profissionais para seguir um grande número de pessoas e empresas indiscriminadamente. "Siga empresas e grupos que te interessam e pessoas que você conhece. Caso contrário, vai se desviar (de seus objetivos)", diz.
Segundo Raffaelli, da Great Place to Work, isso significa também se relacionar com empresas que você admira e com as quais se identifica - essa aproximação pode, em algum momento, se converter em oportunidades profissionais.
Prepare-se para a entrevista. Para Hadade, as redes sociais não substituem o contato cara a cara. "A rede social é um filtro inicial. Mas a entrevista permite conhecer o candidato e seus valores", diz ela.
Bom senso, sempre. Muitas empresas de RH dizem que se limitam às redes sociais profissionais e ficam longe de redes de caráter mais pessoal, como o Facebook, quando o assunto é avaliar seus candidatos. "Respeitamos a privacidade dos candidatos", diz Raffaelli, da Great Place to Work. Outras usam Facebook e Twitter para conhecer melhor as pessoas que querem recrutar.
Seja como for, é importante lembrar que o que postamos online pode ser acessado por empregadores em potencial, diz Hadade. "Hoje, o que colocamos na internet é como uma tatuagem, que nos acompanha pela vida. É bom ser verdadeiro e transparente, mas também ter bom senso quanto a o que pode te prejudicar profissionalmente."