Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Confira

Dicas para usar a rede social em busca de um emprego

BBC Brasil
30 ago 2013 às 15:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Como aproveitar o potencial da rede para melhorar sua exposição e seus contatos profissionais?
Veja o que sugerem especialistas consultados pela BBC Brasil:

Manter o perfil atualizado e com o máximo de informações relevantes. "É bom ser detalhado - isso ajuda headhunters a identificar bons candidatos em potencial", diz Giuliana Tranquilini Hadade, da empresa de recrutamento GNext.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No caso do LinkedIn, "quanto mais detalhado o perfil, melhor será entendido pelos algoritmos, que poderão fazer o melhor cruzamento entre o perfil e as vagas adequadas", diz Beck. "E o perfil não é apenas um currículo: permite detalhar resultados obtidos em trabalhos anteriores, anexar vídeos, apresentações ou palestras feitos pelo profissional e mesmo grupos de interesse e causas que ele defende."

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Tecnologia

Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%

Imagem de destaque
Inovação

Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação

Imagem de destaque
Em todo o Brasil

Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar


Beck também sugere ilustrar o perfil com uma foto - de ar profissional, é claro. "A foto torna as pessoas mais tangíveis, o que aumenta sua possibilidade de se conectar com outras."

Publicidade


Limite seus contatos a quem te interessa. Para Beck, não adianta usar redes profissionais para seguir um grande número de pessoas e empresas indiscriminadamente. "Siga empresas e grupos que te interessam e pessoas que você conhece. Caso contrário, vai se desviar (de seus objetivos)", diz.
Segundo Raffaelli, da Great Place to Work, isso significa também se relacionar com empresas que você admira e com as quais se identifica - essa aproximação pode, em algum momento, se converter em oportunidades profissionais.


Prepare-se para a entrevista. Para Hadade, as redes sociais não substituem o contato cara a cara. "A rede social é um filtro inicial. Mas a entrevista permite conhecer o candidato e seus valores", diz ela.


Bom senso, sempre. Muitas empresas de RH dizem que se limitam às redes sociais profissionais e ficam longe de redes de caráter mais pessoal, como o Facebook, quando o assunto é avaliar seus candidatos. "Respeitamos a privacidade dos candidatos", diz Raffaelli, da Great Place to Work. Outras usam Facebook e Twitter para conhecer melhor as pessoas que querem recrutar.

Seja como for, é importante lembrar que o que postamos online pode ser acessado por empregadores em potencial, diz Hadade. "Hoje, o que colocamos na internet é como uma tatuagem, que nos acompanha pela vida. É bom ser verdadeiro e transparente, mas também ter bom senso quanto a o que pode te prejudicar profissionalmente."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo