A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou nesta segunda-feira (3) processo administrativo contra empresas fabricantes dos sensores óticos (ODD, na sigla em inglês) de leitura encontrado em CDs e DVDs.
Entre as empresas citadas no Diário Oficial da União estão Hitache LG Data Storage, Toshiba Samsung Storage, Sony Optiarc Inc., Philips & Lite-on Digital Solutions Corp., Royal Philips Electronics N.V, Lite-On IT Corporation, Teac Corporation, BenQ Corporation e Quanta Storage Inc., entre outras.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa Econômica, Diogo Thomson de Andrade, a suspeita da secretaria é a de que essas companhias tenham formado um cartel internacional, que fixava preço e determinava margens de lucro. Andrade explicou que os efeitos negativos produzidos no Brasil vêm por meio das importações.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Entre os clientes afetados diretamente por essa suposta prática anticoncorrencial estão grandes companhias, como Microsoft e Dell. Também podem ser considerados afetados negativamente os consumidores que adquirem produtos com a tecnologia ODD. As empresas terão prazo de 30 dias para se defenderem.