O Facebook foi condenado a pagar R$ 13.560 de indenização a uma usuária brasileira que teve uma imagem sua adulterada e compartilhada na rede social com uma mensagem ofensiva. A decisão é da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
A autora da ação, a consultora Sandra Oliveira, afirma que uma foto do seu rosto foi submetida a manipulação para ressaltar as cores da maquiagem sem a devida autorização. Depois, a imagem circulou com a frase "Maquiagem é uma coisa! Tentar roubar o emprego do Patati Patatá é outra". Ela chegou a ser comunicada em uma reunião da empresa na qual trabalhava de que a imagem estava sendo reproduzida no Facebook. O episódio ocorreu em 2012, com pelo menos 30 mil compartilhamentos.
Sandra alega que ter utilizado o recurso de denúncia para pedir a remoção da imagem, mas suas solicitações não foram atendidas. Três meses depois, ela entrou na Justiça.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
As partes tem 15 dias para recorrer da decisão. O advogado de Sandra pretende protocolar um recurso pedindo uma revisão do valor. Segundo ele, R$ 13.560 não são suficientes para reparar os danos morais sofridos por sua cliente.
(com informações do blog Link)