O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, acompanharam, nesta sexta-feira (4), a demonstração do teste de cobertura da frequência 450 MHz, realizado pela Oi no Centro Comunitário São Roque, localizado no município paranaense de Realeza, a 530 quilômetros de Curitiba. A estimativa é que mais de 24 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam beneficiadas pelo sistema após a sua implementação.
O objetivo dos testes é conhecer o desempenho da transmissão com o uso da frequência 450 MHZ em três relevos típicos do território brasileiro: as áreas montanhosas, as extensões planas do Planalto Central e a Floresta Amazônica. Essa faixa de frequência foi destinada, pelo Governo Federal, para o atendimento da zona rural e de áreas remotas porque suas características técnicas possibilitam a cobertura de grandes extensões geográficas com menor custo.
O ministro já havia acompanhado o primeiro teste de cobertura da frequência 450 MHz, realizado em fevereiro na Escola Rural Municipal de Marumbi, no município de Morretes, no Paraná. Na oportunidade, Paulo Bernardo usou um telefone móvel operando em 450 MHz para ligar para Brasília e conversar com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Em seguida, fez o teste de transmissão de dados utilizando um notebook para navegar na internet. E concluiu realizando uma ligação de telefone fixo para o seu gabinete.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Com a demonstração realizada nesta sexta-feira, a Oi concluiu as avaliações técnicas para mensurar itens como o desempenho de propagação do sinal, níveis de potência e velocidade de transmissão de dados na frequência 450 MHz, em regiões montanhosas. A empresa também realizou testes nas cidades de Antonina (PR), Sobradinho (DF), São Sebastião (DF) e Manaus (AM).