Funcionários da Apple podem ter acesso a dados pessoais de usuários de iPhones, incluindo mensagens de textos, listas de contatos e fotos. As informações foram confirmadas pela própria empresa na semana passada.
As técnicas utilizadas para contornar a criptografia podem ser usadas por autoridades ou outros que têm acesso a computadores confiáveis. O pesquisador Jonathan Zdziarski mostrou, durante uma apresentação na semana passada, como os serviços têm acesso a vasta quantidade de dados. De acordo com ele, os usuários não recebem notificação de que os serviços estão sendo executados e também não têm autorização para desabilitá-los.
Em sua defesa, a Apple afirmou que o iOS foi desenvolvido para que as funções de diagnóstico não comprometam a privacidade e segurança dos usuários, "mas para que ainda forneçam as informações necessárias para os departamentos de TI corporativos, desenvolvedores e a Apple para solucionar problemas técnicos", disse a Apple.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
"Um usuário precisa ter desbloqueado seu dispositivo e concordado em confiar em outro computador para que esse computador possa acessar esses dados limitados de diagnóstico", completou a companhia. (Com informações da Reuters).