Recentemente, o jornal "The Guardian" divulgou que um vírus disfarçado de vídeo tem circulado no Facebook para atrair a atenção dos internautas e roubar dados. Trata-se de uma imagem que aparece na linha do tempo dos internautas que simula uma mulher tirando a roupa. Quando os internautas clicam nesse vídeo, o link faz o download de um arquivo contaminado.
Ao clicar no conteúdo, o usuário da rede se depara com uma solicitação de atualização do Adobe Flash. Porém, o link é falso e serve como porta de entrada para a infecção por Trojan ( Trojan.Agent.BDYV). O software rouba informações pessoais dos internautas, incluindo dados bancários, e envia aos criadores do programa.
Depois que um computador é infectado, passa a replicar esse link nos navegadores Google Chrome e Firefox, para atrair outros usuários do Facebook.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
"Golpistas criaram mais de 20 mil endereços únicos, que redirecionam as vítimas desse 'vídeo sedutor' a sites maliciosos", afirmou o chefe de segurança da empresa de antivírus Bitdefender, Catalin Cosoi, ao "The Guardian". (Com informações UOL)