O projeto-piloto do Ministério da Saúde para instalação de salas de apoio à amamentação em UBS (Unidades Básicas de Saúde) será implantado em Jacarezinho (Norte Pioneiro).
A informação foi confirmada nesta terça-feira (30) em uma reunião entre governo federal, Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho e o município.
O projeto visa apoiar mães que trabalham fora, especialmente no mercado informal, e que não dispõe de um espaço reservado para amamentação. A medida garante um local apropriado e seguro para retirar e armazenar o leite, além de acompanhamento e apoio médico.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
A iniciativa de criação das salas em UBS foi anunciada pelo Ministério da Saúde em julho do ano passado e abrange cinco estados: Paraná, Pará, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo. Na primeira fase do projeto, apenas um município de cada estado será contemplado.
Futuramente, a expectativa é que os novos projetos de construções de UBS já incluam esse espaço, e outras cidades possam aderir.
BOAS EXPERIÊNCIAS DE ALEITAMENTO MATERNO
“A escolha dos estados foi baseada em locais com boas experiências de aleitamento materno e o Paraná foi um deles porque, além da existência do Comitê de Aleitamento Materno, também possui ações muito bem estruturadas para incentivo e realização dessa importante ação”, afirmou a assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, e referência técnica no Paraná nas ações de aleitamento materno, Renara Guedes Araújo.
“Jacarezinho se colocou à disposição para dar início a esse projeto tão importante em nosso Estado e conseguimos pactuar isso no Comitê Estadual de Aleitamento Materno. Agora, o governo federal fará os encaminhamentos necessários e a expectativa é que essa sala seja implantada até março deste ano”, complementou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: