A atmosfera amanheceu instável nesta quinta-feira (18) e assim deve permanecer ao longo do dia em grande parte do Paraná. Em Londrina, de acordo com a agrometeorologista Angela Costa, pancadas chuvosas podem surgir em qualquer período.
O resultado da aproximação da frente fria oriunda do sul brasileiro foi o acúmulo pluviométrico de 23,6 milímetros entre a madrugada de quarta (17) e esta manhã, que soma-se aos 68 mm referentes a novembro.
A expectativa da pesquisadora é que o sistema instável já parta ao sudeste brasileiro na sexta-feira (19) e deixe o sol entre nuvens como herança para Londrina.
Leia mais:
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Saiba como identificar problemas no sistema de direção do veículo
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Saiba quais são os itens essenciais para verificar no carro antes de pegar a estrada neste fim de ano
A média histórica de todo o mês é de 165,6 mm. Costa, atuante no IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), avalia que não é provável que a cidade atinja este índice, já que o sol deve predominar nas semanas.
Apesar disso, o cenário primaveril reverteu a estiagem prolongada que a região enfrentou sobretudo no início de 2021, quando as escassas chuvas registradas não chegaram nem perto de atingir a metade do esperado para o mês.
Temperaturas
Mesmo com a breve passagem, a frente fria deve amenizar as temperaturas até cerca de 28ºC e 29ºC nesta tarde. O calor vinha ultrapassando 30ºC nos dias anteriores.
Mínimas nesta quinta (18) foram de 20ºC.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.