Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

Londrina: formação para inspetores de escolas da rede municipal qualifica 242 profissionais

Redação Bonde com N.Com
20 fev 2024 às 15:38
- Emerson Dias/NCom
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde quinta-feira (15), a Prefeitura de Londrina está promovendo no campus da Unicesumar (avenida Santa Mônica, 450, jardim Franca, região leste) uma formação para os novos inspetores que atuarão em escolas municipais e creches municipais da cidade. A preparação completa dos 242 novos contratados finaliza na quarta-feira (21).


O curso para os novos profissionais serão conduzidas em parceria entre a SME (Secretaria Municipal de Educação) e a SMDS (Secretaria Municipal de Defesa Social), por meio da GM (Guarda Municipal) e Defesa Civil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Divididos em grupos pequenos, os novos inspetores estão recebendo instruções sobre diversos assuntos. Entre eles, estão o funcionamento das unidades da rede municipal, a inclusão de crianças com deficiências, os cuidados com os alunos da rede municipal, as brigadas de incêndio das unidades, procedimentos de primeiros socorros e dispositivos de emergência disponibilizados pela GM. A partir de quinta-feira (22), todas as escolas municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) passarão a contar com a atuação dos novos profissionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Contrabando

Em Rolândia, PF e PM encontram drogas em veículo puxado por caminhão guincho

Imagem de destaque
Obituário

Falecimentos dos dias 19 e 20 de abril de 2024 em Londrina e região

Imagem de destaque
12P/Pons-Brooks

'Cometa do Diabo' poderá ser visto no Brasil neste domingo; veja dicas para observar

Imagem de destaque
Nova Friburgo

Professora grampeia bilhete em uniforme de criança de 5 anos no Rio


A contratação dos profissionais era uma demanda antiga da rede municipal

Publicidade


Durante o evento, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, se disse muito feliz por recepcionar os novos inspetores, frisando que essa era uma demanda antiga da rede municipal de ensino. Conforme Marcelo, os inspetores vão ajudar a organizar a rotina das escolas e creches, mantendo contato com os pais e responsáveis pelos alunos e contribuindo para a segurança das crianças.


“Essa ação se soma a tantas outras que têm sido feitas pela Prefeitura, incluindo a compra de mais de 1.100 novas câmeras de vigilância além das que já existem na rede municipal de ensino, e que estão interligadas aos sistemas da Guarda Municipal. Desde o início da nossa gestão, contratamos mais de 2 mil professores, passamos a proporcionar uma merenda de alta qualidade para as crianças, reformamos e reconstruímos um grande número de unidades da rede municipal e voltamos a fornecer material escolar a todos os alunos. Também compramos parquinhos e brinquedos novos para as crianças, reestruturamos a parte pedagógica do ensino e instituímos o polo multidisciplinar de apoio às crianças que precisam de algum cuidado especial, com mais de 900 professores nessa área”, elencou.

Publicidade


Ainda segundo Marcelo, a educação é uma prioridade para a atual administração. “Hoje é um momento muito especial e de muita alegria em que estamos recebendo toda essa equipe de quase 250 inspetores, que receberam durante a semana todo o treinamento nas mais diversas áreas. O objetivo é que a gente possa cuidar com muito amor, carinho e atenção daquilo que a gente tem de maior valor, que são as nossas crianças”, sublinhou.


Imagem
Temporal provocou sete pontos de alagamento em Londrina nesta segunda (19)
Entre a tarde e a noite de segunda-feira (19) choveu 21,6 milímetros em Londrina, de acordo com a estação do Simepar. O volume de chuva em curto intervalo de tempo provocou pontos de alagamentos nas principais avenidas da cidade, com carros ilhados.


Contratação dos inspetores

Publicidade


A contratação dos trabalhadores está sendo feita através da empresa terceirizada Costa Oeste Serviços de Limpeza, que vai receber da Prefeitura um investimento de R$ 10.816.745,28 para essa iniciativa. Mais de 7 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, que contou com a colaboração da SMTER (Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda) para a sua viabilização. A SMTER disponibilizou sua plataforma on-line e atendimento presencial para a entrega dos currículos, durante a seleção.


O curso de formação é essencial para a atuação nas escolas

Publicidade


De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o curso de formação é essencial porque a maioria desses profissionais está trabalhando pela primeira vez em uma escola.

“Precisamos apresentar a eles o universo da escola, pois na rede municipal atendemos desde crianças com quatro meses de vida até os alunos idosos da EJA. O público escolar é muito diverso e reúne muitas pessoas num espaço só, então por isso conduzimos essa sensibilização. Nós queremos que esses inspetores sejam muito felizes e tenham muito sucesso na escola, e que entendam a delicadeza e a grandiosidade dessa função que vão desempenhar”, afirmou Moraes.

Publicidade


O papel dos inspetores para a segurança dos alunos


O secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, salientou que os inspetores escolares cumprirão um papel muito importante para a segurança dos alunos. “Desde o início, nós defendemos esse posto de trabalho dentro da escola, mantendo a nossa posição de que não deve haver armas dentro das unidades escolares. É fundamental que haja um profissional bem orientado para tomar medidas imediatas e acionar os órgãos responsáveis para promover a segurança das crianças, não só em questões relacionadas à violência, mas também no âmbito da defesa civil. Portanto, avaliamos de forma positiva essa medida adotada pelo Município”, realçou.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
ExpoLondrina abre vagas para limpeza e bilheteria na próxima segunda
A partir da próxima segunda-feira (26) será aberto o cadastro para pessoas interessadas em trabalhar na 62ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade