O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando realizaram, nesta segunda-feira (19), a abertura oficial da 16ª Semana Municipal da Paz. O tema deste ano é "Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz". A solenidade de abertura ocorreu no saguão da Câmara Municipal, onde houve o lançamento da 14ª edição do livro Londrina Pazeando, produzido por alunos de escolas da rede municipal, estadual e particular, com a participação de familiares e professores.
A 16ª Semana da Paz, iniciada no último sábado (17), segue com diversas atividades até o dia 25 de setembro, incluindo manifestações, Abraços pela Paz, palestras, caminhadas e exposição. A programação completa está disponível no site www.londrinapazeando.org.br.
Na solenidade de abertura, a presidente do Compaz, Maria Aparecida Prandini Pereira, destacou que, dentre os mais de 5.500 municípios existentes no Brasil, apenas Londrina possui um conselho municipal atuante voltado para o desenvolvimento da cultura de paz. "É necessário que possamos sempre mobilizar a sociedade, principalmente as crianças, trabalhando para transmitir a importância da construção da cultura de paz. É o que pretendemos reforçar com esta semana, que inclui diversas ações envolvendo as crianças e toda a cidade", enfatizou.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
O secretário do Compaz e integrante da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, afirmou que Londrina conta com uma cultura de paz consolidada por meio um trabalho árduo e integrado, tendo como base a mobilização dos cidadãos através do diálogo e da cooperação. "Esse trabalho não é apenas do Conselho e das instituições que colaboram, mas de toda nossa cidade. Devemos continuar trabalhando essas ideias diariamente, em prol da cultura de paz e da não-violência", disse.
Para a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, a Semana da Paz é um momento para que todos possam refletir sobre um tema importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. "Temos aqui reunidos muitos alunos, pais, familiares, professores e diretores para reforçar a reflexão sobre paz. Vivemos hoje em um mundo dividido por radicalismos e extremismos diversos, e a falta de capacidade de se comunicar e respeitar as diferenças existentes colocam as pessoas umas contra as outras. Pensar sobre paz é uma necessidade diária e as escolas têm papel fundamental de trabalhar para que os jovens aprendam a importância da paz, tenham consciência e conversem com suas famílias", ressaltou.
Lançamento de livro
Durante a solenidade realizada nesta segunda-feira (19), também ocorreu o lançamento e a entrega do 14º Livro Londrina Pazeando. A publicação é uma coletânea de textos, desenhos e relatos produzidos por alunos, pais e professores com o tema "Justiça Restaurativa e a Construção da Cultura de Paz". Em 2016, participaram da produção do livro 38 escolas, incluindo unidades municipais, estaduais e particulares.
A integrante do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Luzia Maria Alves, parabenizou todos os envolvidos no projeto do livro e enalteceu o trabalho de estímulo à cultura de paz que é desenvolvido na cidade. "Parabenizo todas as crianças e as pessoas que ajudaram a escrever o livro, abraçando com tanto amor a causa da paz, que começa em casa com a educação familiar. Londrina vem sendo um exemplo para o Brasil e espero que o trabalho que aqui é feito com tanta dedicação contagie outros municípios. As dificuldades sempre vão existir, mas o amor e a paz devem prevalecer", disse.
Nesta quarta-feira (21), será realizada a 14ª Noite de Autógrafos do Livro Londrina Pazeando, reunindo os autores do livro na Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí, das 19 às 20h30.
Exposição
Teve início nesta segunda-feira (19), na Biblioteca Infantil de Londrina, a exposição de desenhos dos alunos da rede municipal e particular que participaram do Concurso Londrina Pazeando. A exposição fica aberta para visitação até o dia 30 de setembro, com entrada gratuita.
A Biblioteca Infantil de Londrina fica na Praça 1º de Maio, 110. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o horário de funcionamento é das 12 às 18 horas, e nas terças e quintas-feiras, das 8 às 18 horas.
9º Fórum da Paz – Integrando a programação da 16ª Semana Municipal da Paz, será realizada nesta terça-feira (20), o 9° Fórum Estadual de Educação Para a Paz- Contribuição da Mídia para uma Cultura de Paz. O tema deste ano é "Violência nas Mídias Sociais". O evento é aberto ao público e será realizado no período da manhã e também à noite, na Sala de Eventos (683) do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O fórum terá duas Mesas de Debates. A primeira, às 8h30, será formada pelo jornalista e professor de Ética e Jornalismo Digital da UEL, Emerson Dias; pelo professor da UEL, youtuber e pesquisador de Mídias Digitais, André Azevedo da Fonseca e pelo advogado, especializado em Crimes e Direitos Digitais, Fernando Peres.
À noite, com início às 19h30, participam da Mesa de Debate o jornalista, blogueiro e professor de Jornalismo Digital da UEL, Fábio Silveira, o youtuber André Azevedo da Fonseca e o advogado Fernando Peres.
A abertura da 16ª Semana da Paz ainda contou com uma apresentação musical do coletivo de mulheres negras de Londrina, Black Divas. Também participaram da solenidade a juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero e a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Elza Correia, além de conselheiros municipais e representantes de instituições de Londrina.