A prefeitura de Londrina entregará, na próxima quinta-feira, 15 computadores aos alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino. De acordo com a assessoria de comunicação do município, essas máquinas serão instaladas em 12 escolas e no setor de psicopedagogia do Centro de Educação Infantil (CEI) Valéria Veronezi (região central).
"Devido à deficiência física, alguma crianças têm dificuldades motoras e não conseguem escrever com lápis. Nessas situações, o computador faz o papel de caderno", disse a gerente de apoio educacional da Secretaria Municipal da Educação Nair Senegalia Morete. Segundo ela, o modelo descrito nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica prevê que a escola se adeqüe às necessidades de cada aluno, privilegiando os direitos dos portadores de deficiência.
De acordo com o paradigma anterior, o aluno tinha de se adequar ao que a escola podia oferecer. "Existem em torno de cem crianças com necessidades especiais, como síndrome de Down, deficiência visual ou física. A adaptação das escolas coloca as crianças em igualdade para conviver", disse a gerente.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Os computadores serão utilizados também fora do período de aula, em atendimento especializado individual, e vão beneficiar 12 alunos e está sendo feito um treinamento para as professoras que ainda não sabem usar as máquinas.