A partir desta quinta-feira (15), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o licenciamento de estações do 5G em mais 15 municípios, em todas as regiões do País, o que inclui Londrina.
A decisão de antecipação da liberação da faixa foi tomada nesta quarta-feira, 14/12, pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).
A antecipação da liberação segue diretrizes do Edital do 5G e foi possível porque a EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e conclui as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do FSS (Serviço Fixo por Satélite).
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Dos 15 municípios, seis possuem população de mais de 500 mil habitantes, que teriam a faixa liberada já em 1º de janeiro:
- Ananindeua/PA;
- Aparecida de Goiânia/GO;
- Caxias do Sul/RS;
- Jaboatão dos Guararapes/PE;
- Joinville/SC;
- Londrina/PR.
Os nove restantes são municípios menores, mas que fazem parte de regiões metropolitanas de capitais, ou são próximos aos municípios maiores:
- Diadema/SP;
- Mesquita/RJ;
- Nilópolis/RJ;
- Olinda/PE;
- Paulista/PE;
- São Caetano do Sul/SP;
- São Francisco do Sul/SC;
- São João de Meriti/RJ;
- São José/SC.
A liberação da faixa, contudo não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Para todas elas, os compromissos de abrangência previstos no Edital começam a vencer em 2025. Assim, a instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Para as demais 20 cidades com mais de 500 mil habitantes, o uso da faixa estará permitido a partir de 1º de janeiro, conforme previsão editalícia, não sendo necessária nova deliberação por parte do Gaispi:
- Belford Roxo/RJ;
- Campinas/SP;
- Campos dos Goytacazes/RJ;
- Contagem/MG;
- Duque de Caxias/RJ;
- Feira de Santana/BA;
- Guarulhos/SP;
- Juiz de Fora/MG;
- Niterói/RJ;
- Nova Iguaçu/RJ;
- Osasco/SP;
- Ribeirão Preto/SP;
- Santo André/SP;
- São Bernardo do Campo/SP;
- São Gonçalo/RJ;
- São José dos Campos/SP;
- Serra/ES;
- Sorocaba/SP;
- Uberlândia/MG;
- Vila Velha/ES.
Segundo a Anatel, é provável que, próximas reuniões ordinárias do Gaispi, mais cidades possam ter antecipada a liberação para o uso da faixa de 3,5 GHz, conforme avance os trabalhos da EAF.