O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) promove na quinta-feira (20) um encontro para debater a questão de resíduos de serviços de saúde em Londrina.
O chefe do IAP disse ainda que a partir desta reunião os órgãos envolvidos com a fiscalização e vigilância realizarão uma força tarefa na cidade onde todos os estabelecimentos que geram lixo hospitalar serão visitados.
Na semana passada, recicladores encontraram órgãos de seres humanos durante o processo de separação de resíduos realizado em um depósito na avenida Dez de Dezembro. Dois deles chegaram a passar mal após terem contato com os órgãos.
Leia mais:
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
Ainda sem reforços, Londrina EC estreia na Supercopa Paraná
Segundo Raimundo Maia Junior, chefe regional do IAP, o problema do descarte inadequado deste tipo de resíduo é preocupante : "é um material que oferece risco de contaminação para o ser humano e para o meio ambiente. Só este ano registramos cinco ocorrências em Londrina, com lixo de clínicas e hospitais que foram parar em fundos de vales e até em barracão de cooperativa que faz coleta seletiva".
Foram chamados para o debate todos os hospitais, clínicas e laboratórios, além de representantes de órgãos públicos municipais e estaduais. As prefeituras da região de Londrina também foram convidadas para o encontro.