Os operários da construtora Triunfo, responsável pela duplicação da PR-445 no trecho entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a BR-369, devem retornar ao trabalho nesta terça-feira (20) após a paralisação das atividades nesta segunda-feira (19) no trecho entre Londrina e Cambé.
Os operários chegaram a cogitar a possibilidade de greve, que foi descartada após a empresa atender as reivindicações da categoria, entre elas, melhores condições de trabalho e o retorno das horas extras. Durante a tarde, as negociações avançaram em reunião realizada em Curitiba entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sintrav-PR) e a Triunfo.
"Sem as horas extras, os salários caíram entre R$ 500,00 e R$ 600,00, o que prejudica os operários e suas famílias. Além do retorno das horas extras, a construtora afirmou que irá melhorar a alimentação e a limpeza de banheiros químicos e alojamentos a partir desta terça-feira", informou o diretor do sindicato Luiz Alves de Oliveira.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Ele também disse que o sindicato vai acompanhar o cumprimento do acordo para garantir as melhorias. "Se as reivindicações não forem atendidas, os trabalhadores podem realizar novas paralisações", adiantou.
Uma nova reunião foi marcada para próxima segunda-feira (26) para discutir o pagamento do vale transporte e o aumento da cesta básica dos trabalhadores.
O diretor regional do Departamento de Estradas e Rodagens, José Ferreira Heidegger, confirmou que as obras serão retomadas na manhã desta terça-feira e disse que a duplicação segue o cronograma de entrega previsto. "Essas são questões internas que devem ser discutidas entre os trabalhadores e a empresa responsável pelo lote 3 da obra. Tudo voltará ao normal nesta terça-feira sem prejuízo para o cronograma", ressaltou.