O diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, autorizou a transferência de 14 agentes de cadeia pública, sendo 12 homens e duas mulheres, do 4º Distrito Policial (4º DP) de Londrina para a unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2), localizada na Rodovia João Alves da Rocha Loures, na zona sul de Londrina. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20). Cartaxo justificou que o remanejamento de pessoal se justifica pela defasagem de mais de 34% de profissionais do sexo masculino para cuidar dos detentos na PEL 2.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Depen, a transferência também foi motivada pelo esvaziamento das celas do 4º DP, realizado na última semana. Inicialmente, 120 dos 154 presos foram removidos para a PEL 2. O restante, segundo Cartaxo, aguardaria as audiências de custódia que definiriam ou não pela soltura dos suspeitos. Além da ausência de mais agentes, o Depen argumentou que não teria mais necessidade dos servidores ficarem na delegacia, já que os detentos estão sendo removidos.
Em agosto, o mesmo processo envolvendo presos e agentes aconteceu no 5º Distrito Policial, no conjunto Luis de Sá, zona norte de Londrina. A delegacia foi esvaziada e os servidores do Depen foram encaminhados para a PEL 2. A unidade tinha espaço para 24 pessoas, mas estava superlotada, com 130 detentos.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Ainda de acordo com a assessoria, nenhum dos 16 agentes nomeados neste ano veio trabalhar em Londrina. Enquanto isso, permanecem alguns profissionais no 4º DP para registro de flagrantes, assim como o 3º DP, que abriga as detentas. Os demais agentes serão remanejados para o sistema prisional.
(atualizada às 17h)