Marcus Nunes Filho, 39, é um londrinense que viveu no Brasil até 2006. Naquele ano, ele e a família decidiram se mudar para a Inglaterra e tentar uma vida melhor. Porém, em 2019, a mãe dele, Irani Pinto, 60, sofreu um grave problema de saúde. Teve as duas pernas amputadas após desenvolver trombose aguda abaixo dos joelhos.
Para poder ajudá-la, em 2022, Marcus decidiu correr a Maratona de New Forest, no sul da Inglaterra, e criar o projeto “The Iron Legs Fundraiser”. O projeto foi um sucesso e ele conseguiu arrecadar 30 mil euros para a cirurgia de Irani.
Agora, o londrinense pretende repetir a iniciativa, em Londres, para ajudar projetos sociais que atendem pessoas carentes em Londrina.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
O motorista de empilhadeira conta que a trombose da mãe era do tipo tumoral. A doença ocorre quando um tumor se estende para um vaso sanguíneo, limitando e, possivelmente, interrompendo o fluxo sanguíneo.
A cirurgia era a única solução para sanar infecção grave após a dupla amputação, acabar com a dor nas terminações nervosas e dar acesso para a colocação de próteses nas pernas. "Me sinto muito grato e surpreso por ter chegado tão longe e ter conseguido salvar a vida da minha mãe", conta, orgulhoso.
Além de salvar a vida da mãe, o projeto de corrida também salvou a vida dele próprio.
"Estava passando por um momento muito difícil, inclusive cheguei a tentar suicídio. Mas, decidi parar de me sentir deprimido para investir neste projeto", lembra. O projeto foi um sucesso. Na época, a ação teve a participação de vários famosos, como o jogador Emerson Royal, do Tottenham Hotspurs, que doou uma camisa assinada por ele para a arrecadação de fundos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: